Assinale a alternativa correta sobre o uso de mau e mal.
Aninha e Suas Pedras
Não te deixes destruir...
Ajuntando novas pedras
e construindo novos poemas.
Recria tua vida, sempre, sempre.
Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.
Faz de tua vida mesquinha
um poema.
E viverás no coração dos jovens
e na memória das gerações que hão de vir.
Esta fonte é para uso de todos os sedentos.
Toma a tua parte.
Vem a estas páginas
e não entraves seu uso aos que têm sede.
Cora Coralina
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Interpretação da Questão: A questão aborda o uso correto dos termos "mau" e "mal", que são frequentemente confundidos. É importante entender que "mau" é um adjetivo que significa "ruim", enquanto "mal" é um advérbio ou substantivo que se refere a algo que não está bem ou que é errado.
Norma Gramatical Aplicável: De acordo com a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, "mau" é utilizado para descrever qualidades ruins (exemplo: "Ele é um mau aluno"), enquanto "mal" é usado em contextos que envolvem uma noção negativa ou de erro (exemplo: "Ele se sentiu mal"). Essas definições podem ser encontradas em obras renomadas de gramática, como a de Celso Cunha e Lindley Cintra e no VOLP.
Alternativa Correta: A alternativa A - "Ela está mal acompanhada." - está correta. Aqui, "mal" é utilizado como advérbio, indicando que a ação de estar acompanhada não é boa, portanto, a expressão está gramaticalmente adequada.
Justificativa das Alternativas Incorretas:
- B - "Não queira o mau dos outros." - está incorreta porque "mau" deveria estar no lugar de "mal". O correto seria "Não queira o mal dos outros", referindo-se a um desejo negativo, e não a uma qualidade ruim.
- C - "Acabei de ter um mal pressentimento." - é incorreta porque a expressão correta seria "um mau pressentimento", já que "mau" descreve a qualidade negativa do pressentimento.
- D - "O menino voltou para a sala passando mau." - está errada, pois o correto seria "passando mal", já que se trata de uma condição que indica que ele não está bem.
Conclusão: A confusão entre "mau" e "mal" é comum, mas conhecendo a função de cada termo e suas definições, fica mais fácil evitar erros. Nas provas, sempre preste atenção aos contextos em que essas palavras são utilizadas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Assinale a alternativa correta sobre o uso de mau e mal.
A forma mal pode ser um substantivo, um advérbio (antônimo de “bem”) ou uma conjunção subordinativa temporal (equivalendo a “logo que, assim que”).
Já mau pode ser um substantivo ou um adjetivo (equivalendo a “bom”). –
a) Correta
Ela está mal (bem) acompanhada.
b) Incorreta.
Não queira o mau (bem) dos outros.
c) Incorreta.
Acabei de ter um mal ( bom) pressentimento.
d) Incorreta.
O menino voltou para a sala passando mau (bem).
Gabarito: B
Ela está MAL acompanhada. Mal, nessa ocasião, está proposto como advérbio. Portanto, o mesmo encontra-se correto. Vale lembrar que MAU sempre será adjetivo.
O advérbio mal é usado principalmente para indicar algo feito de forma errada e incorreta, sendo sinônimo de erradamente, incorretamente, insatisfatoriamente, negativamente, indevidamente, entre outros. Mal também é substantivo, podendo significar doença, moléstia, angústia, desgosto, maldade, tudo aquilo que é prejudicial ou nocivo. Mal pode ser ainda uma conjunção temporal, sinônima de assim que.
A CONSTANTE REPETIÇÃO LEVA A CONVICÇÃO!
MAL- BEM . PODE SER UM ADVÉRBIO , SUBSTANTIVO E CONJUNÇÃO
MAU - BOM. ALGO OU ALGÉM DE FORMA NEGATIVA.
Fui muito MAL nessa questão.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo