Os materiais devem ser distribuídos aos usuários mediante ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (12)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é a documentação necessária para a dispensação de materiais no almoxarifado. Para responder corretamente, é preciso entender qual documento é usado para solicitar a retirada de materiais. Isso envolve conhecimento básico sobre os processos de armazenagem e logística dentro de uma organização.
A alternativa correta é a Letra D: requisição de material. A requisição de material é um documento formal utilizado para solicitar a liberação ou retirada de materiais do estoque. Este documento garante que a retirada de itens seja controlada e devidamente registrada, sendo de conhecimento das partes envolvidas.
Agora, vamos avaliar por que as outras alternativas estão incorretas:
A - Planilha de produção: Este documento é utilizado principalmente para planejar e controlar a produção, não para a retirada de materiais no almoxarifado. A planilha de produção ajuda a determinar que materiais serão necessários, mas não é usada diretamente para solicitar a sua retirada do estoque.
B - Ficha de inventário do material: A ficha de inventário é usada para registrar e monitorar o estoque de materiais, mantendo o controle sobre as quantidades disponíveis. Ela não é utilizada para a solicitação ou dispensação de materiais aos usuários.
C - Controle estatístico de processos: Este é um sistema utilizado para monitorar e controlar a qualidade dos processos produtivos, não estando relacionado à retirada de materiais do estoque. Sua função é garantir que os processos produtivos ocorram de acordo com padrões de qualidade estabelecidos.
Ao interpretar questões desse tipo, é útil analisar o contexto em que cada documento é utilizado. Lembre-se de que, na armazenagem e logística, cada documento tem uma função específica, e entender essas funções pode ajudar a identificar a resposta correta com mais confiança.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Bons estudos!!
O inventário dos estoques é um procedimento do controle que deve ser executado com peridiocidade semestral, trimestral, mensal e até mesmo semanal ou diária, conforme cada empresa e a confiabilidade atribuída aos controles, ou pelo menos uma vez ao ano, quando é obraigatório.
Esse procedimento consiste na contagem dos materiais de um determinado grupo ou de todos os materiais em estoque, avaliando e identificando possíveis erros nas movimentações.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo