“O enunciado não se constrói com um amontoado de palavras ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3853027 Português

“O enunciado não se constrói com um amontoado de palavras e orações. Elas se organizam segundo princípios gerais de dependência e independência sintática e semântica, recobertos por unidades melódicas e rítmicas que sedimentam estes princípios. Proferidas as palavras e orações sem tais aspectos melódicos e rítmicos, o enunciado estaria prejudicado na sua função comunicativa.”


Bechara, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 38.

ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2021. p. 640.



Texto de apoio


“Que nada nos defina, que nada nos sujeite. Que a liberdade seja a nossa própria substância, já que viver é ser livre.”

Simone de Beauvoir, filósofa e escritora francesa (1908-1986).


Beauvoir, Simone de. Frase do dia – “Que nada nos defina, que nada nos sujeite. Que a liberdade seja a nossa própria substância, já que viver é ser livre.” São Paulo: Veja, 2023. Disponível em: https://veja.abril.com.br/coluna/pilulas-de sabedoria/frase-do-dia-simone-de-beauvoir-2. Acesso em:     19 out. 2025.




Analise o emprego e a função sintática dos sinais de pontuação no trecho de Simone de Beauvoir e assinale a alternativa correta.


Alternativas