No que se refere aos cinco estágios de desenvolvimento de u...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C
Tema central da questão: A questão aborda os cinco estágios de desenvolvimento de um grupo de trabalho, um conceito fundamental em Gestão Estratégica de Pessoas e Comportamento Organizacional. Entender essas fases ajuda a prever dinâmicas de equipes e a liderar grupos com eficiência.
Resumo teórico: Os cinco estágios de desenvolvimento de grupos, segundo Bruce Tuckman (1965), são:
- Formação (Forming): Membros se conhecem, exploram objetivos e começam a interagir.
- Conflito (Storming): Surgem diferenças e conflitos enquanto papéis, normas e lideranças são questionados.
- Normatização (Norming): Grupo estabelece normas e padrões de relacionamento.
- Desempenho (Performing): Grupo trabalha de modo coeso e produtivo rumo aos objetivos.
- Interrupção/Desfazimento (Adjourning): Fase final, geralmente para grupos temporários, quando ocorre a dissolução.
Justificativa da alternativa correta (C):
Na fase de formação, os integrantes do grupo iniciam contatos, apresentam-se, compartilham expectativas e começam a entender a missão e as tarefas a serem realizadas. O foco inicial é a socialização e o conhecimento mútuo.
Esse conceito está presente em manuais clássicos sobre comportamento organizacional, como o de Stephen P. Robbins.
Análise das alternativas incorretas:
A: Na fase do conflito, normalmente há tensão e disputa de ideias, não predominando comunicação aberta e espontânea, mas sim desentendimentos – portanto, a descrição está errada.
B: Na normatização, ocorre aceitação das normas. Resistência à perda de individualidade é característica do conflito, não da normatização.
D: A fase do desempenho ocorre após a estrutura estar solidificada. A alternativa inverte a ordem correta dos processos.
E: A fase da interrupção (ou desfazimento) é típica de grupos temporários, não permanentes. Grupos permanentes tendem a não passar por esse estágio.
Estratégias de interpretação:
- Leia o enunciado com atenção e relacione os termos-chave (“fase”, “grupo de trabalho”) aos conceitos da teoria.
- Desconfie de afirmações absolutas, como a alternativa E.
- Procure identificar a correspondência exata entre a descrição e a fase proposta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Albuquerque e Puente-Palacios (2014) afirmam que podem ser observados cinco estágios no desenvolvimento das equipes de trabalho:
O primeiro estágio é o de FORMAÇÃO: trata-se da fase de reconhecimento entre os participantes; fase caracterizada pela incerteza. A partir do momento em que os participantes adquirem um envolvimento e que conseguem se reconhecer como membros de uma equipe, passa-se para o outro estágio.
O segundo estágio é o CONFLITO: nesta fase, ocorrem os ajustes sobre quem faz o quê e são efetuadas as negociações (quando nem todos concordam com a decisão). O importante é salientar que vivenciar o conflito, nessa etapa, é melhor que querer evitá-lo, como muitas vezes ocorre. Assim, as negociações e os debates fortalecerão a equipe para o estágio seguinte.
O terceiro é o da COESÃO e da IDENTIFICAÇÃO: A equipe se pauta pela troca de informações mais aberta e espontânea e por maior tolerância às diferenças. A liderança, já estabelecida, define com o grupo os papeis, as tarefas e as responsabilidades. Essa fase é encerrada quando há aceitação das normas de comportamento e dos procedimentos.
O quarto estágio, que é o DESEMPENHO: a equipe está em pleno exercício das atividades em prol do objetivo. É a fase de plena produtividade e que poderia ser considerada como o trabalho em equipe propriamente dito-seria o auge após o qual restaria apenas a desintegração.
O quinto estágio é a DESINTEGRAÇÃO, que acontece quando os objetivos que levaram à constituição da equipe já foram alcançados e não se trata de uma equipe de funcionamento permanente. No caso das equipes permanentes, a manutenção de sua existência torna-se parte de seus objetivos e a desintegração pode representar um fracasso. Sendo assim, os membros da equipe devem manter-se atentos e realizar ajustes constantes.
Quadrix adm
Tentei consertar e reordenar os itens, mas não sei se deu certo!
1) A fase da formação indica o momento em que os membros iniciam os contatos, visando à realização das tarefas. (GABARITO)
2) Na fase do conflito, os membros aceitam a existência do grupo, mas demonstram alguma resistência aos limites impostos à sua individualidade.
3) Na fase da coesao e da identificação, há o compartilhamento de sentimentos e percepções e a comunicação é mais aberta e espontânea.
Fase da normatização entra aqui?
4) A fase do desempenho acontece em grupos permanentes e temporários.
5) A fase da interrupção/desintegração
***
O descrito na letra E "se completa quando a estrutura do grupo se solidifica" entra em qual fase? Formação?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo