As regiões geográficas imediatas são agrupamentos de municí...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - Chapecó e Xanxerê.
Tema central da questão:
Esta questão aborda a divisão territorial do IBGE, especificamente regiões geográficas intermediárias e imediatas do estado de Santa Catarina. Conhecer essas divisões é fundamental, pois são usadas em estatísticas oficiais, planejamento regional e análise de dinâmicas socioeconômicas.
Resumo teórico:
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), desde 2017, o Brasil está dividido em Regiões Geográficas Intermediárias (grandes áreas influenciadas por metrópoles ou capitais regionais) e Regiões Geográficas Imediatas (agrupamentos de municípios em torno de um centro urbano local). Abelardo Luz, um município de Santa Catarina, faz parte dessas divisões oficiais (Fonte: IBGE).
Justificativa da alternativa correta:
Abelardo Luz pertence à Região Geográfica Intermediária de Chapecó (centro regional de destaque) e à Região Geográfica Imediata de Xanxerê (centro urbano mais próximo e com maior influência local). Isso está de acordo com o agrupamento oficial do IBGE.
Análise das alternativas incorretas:
- A - Abelardo Luz e Xanxerê: Aponta o município como região intermediária, o que está incorreto; Abelardo Luz não é uma região intermediária.
- B - Passos Maia e Abelardo Luz: Nenhuma dessas localidades é sede de regiões geográficas intermediárias nem imediatas para Abelardo Luz.
- C - Xanxerê e Chapecó: Inverte as regiões: Chapecó é intermediária e Xanxerê é imediata, não o contrário.
Dicas de interpretação:
Observe palavras-chave como respectivamente e associações como "grupo de municípios" e "centro urbano". Evite confundir município com as regiões em que está inserido. Sempre confira fontes oficiais, como o IBGE.
Conclusão:
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo