Sobre a primeira oração do texto, é correto afirmar que:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q526107 Português

                                            AMOR MENINO


      Tudo cura o tempo, tudo faz esquecer, tudo gasta, tudo digere, tudo acaba. Atreve-se o tempo às colunas de mármore, quanto mais a corações de cera! São as afeições como as vidas, que não há mais certo sinal de haverem de durar pouco, que terem durado muito. São como as linhas, que partem do centro para a circunferência, que, quanto mais continuadas, tanto menos unidas. Por isso os antigos sabiamente pintaram o amor menino; porque não há amor tão robusto que chegue a ser velho. De todos os instrumentos com que o armou a natureza, o desarma o tempo. Afrouxa-lhe o arco, com que já não atira; embota-lhe as setas, com que já não fere; abre-lhe os olhos, com que vê que não via; e faz-lhe crescer as asas com que voa e foge. A razão natural de toda essa diferença é porque o tempo tira a novidade às coisas, descobre-lhe os defeitos, enfastia-lhe o gosto, e basta que sejam usadas para não serem as mesmas. Gasta-se o ferro com o uso, quanto mais o amor? O mesmo amar é causa de não amar e o ter amado muito, de amar a menos.


                    Pe. ANTÔNIO VIEIRA. Sermões. São Paulo, Ed. das Américas, 1957.v.5.p.159-60

Sobre a primeira oração do texto, é correto afirmar que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Interpretação da Questão: A questão aborda a análise sintática do verbo "curar" na expressão "tudo cura o tempo". O tema central é a identificação do sujeito e do objeto do verbo, que são elementos fundamentais para a compreensão da estrutura da oração.

Norma Gramatical Aplicável: A análise sintática é regida pelas regras de identificação de sujeito e objeto. Na língua portuguesa, o sujeito é o termo que pratica ou sofre a ação do verbo, enquanto o objeto pode ser direto ou indireto, dependendo da transitividade do verbo.

Alternativa Correta: A alternativa E afirma que “o tempo” é sujeito do verbo “curar”. Essa opção é correta porque, na estrutura da oração, "o tempo" é o elemento que realiza a ação de curar, enquanto "tudo" funciona como um sujeito indeterminado, já que não se refere a uma entidade específica. A frase pode ser reescrita como “O tempo cura tudo”, confirmando que “o tempo” é o sujeito.

Justificativa das Alternativas Incorretas:

  • A - "o verbo 'curar' é intransitivo": Incorreta, pois “curar” é um verbo transitivo, exigindo um objeto direto, que é "tudo".
  • B - "o verbo 'curar' é transitivo indireto": Incorreta, pois “curar” não exige preposição para o seu complemento, ou seja, não é transitivo indireto.
  • C - “o tempo” é objeto do verbo “curar”: Incorreta, porque “o tempo” é o sujeito, e “tudo” é o objeto direto da ação de curar.
  • D - “tudo” é sujeito do verbo “curar”: Incorreta, já que “tudo” não é o agente da ação, mas sim o complemento que recebe a ação do sujeito "o tempo".

Conclusão: A compreensão da estrutura da oração é essencial para a identificação correta do sujeito e do objeto dos verbos. Neste caso, a alternativa E é a única que reflete a função correta dos termos na oração.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Tudo cura o tempo OU O tempo tudo cura 

O tempo - Sujeito simples 
Se seguir o gabarito e colocar na ordem direta " O tempo cura tudo", o verbo "virar" se torna intransitivo, resultando em duas respostas: A e E. Alguém ai pra ajudar? :/

Tudo cura o tempo, o termo "o tempo" seria curado, então eu acho q deveria ficar assim: O tempo é curado por tudo.

Tudo (sujeito indeterminado)

Cura (verbo)

O tempo (objeto direto)

A ordem certa de uma oração é: S - V - C. Na oração (Tudo cura o tempo) deveria estar assim então "tudo, cura o tempo"

Eu vi o termo (o tempo - objeto direto), mas tudo bem, irei estudar mais. Kkk

Fabiano, de toda forma a questão além da sintática contou com um mínimo de interpretação.

 Tudo cura o tempo - pela interpretação dá para perceber que quem cura é o tempo (o tempo nao é curado) 

então fica: o tempo cura tudo.

o tempo = sujeito

cura (quem cura, cura algo): VTD

tudo: OD

no inicio imaginei a frase como "O tempo tudo cura" e achei que cura era VTI, mas mesmo assim marquei E pois "o tempo" é sujeito de qualquer forma. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo