Considere o período e as afirmações abaixo: Meu amigo, nunc...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2889803 Português

Considere o período e as afirmações abaixo:

Meu amigo, nunca encontrei-o tão preocupado!

I. A colocação pronominal está incorreta.

II. A pontuação está correta.

Está correto o que se afirma em

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Meu amigo, nunca encontrei-o tão preocupado!

I. Advérbio é atrativo de próclise, no caso "o" deveria ser colocado antes de "encontrei", por conta do advérbio "nunca" (C)

II. "Meu amigo" é vocativo, nesse caso a vírgula é necessária para isolar o termo.

Bons estudos!

I. A colocação pronominal está incorreta. ➦ sim! é correto afirmar isso.

  • temos um caso de próclise aqui. A frase deveria ser: "Meu amigo, nunca o encontrei tão preocupado!"

II. A pontuação está correta. ➦ sim! é correto afirmar isso.

  • Nesse caso, temos o termo "Meu amigo" devidamente isolado. É um aposto. O locutor está falando de alguém, nesse caso, do amigo dele.

Gabarito Alternativa | C | ⚡

★ Polícia Militar do Estado do Paraná — 2025

Advérbio puxa e vira próclise.....

Se liga :

Colocação pronominal (I): Quando temos advérbios de negação, como "nunca", deve-se usar próclise, ou seja, o pronome deve vir antes do verbo. A frase corrigida é "nunca o encontrei". Isso ocorre porque "nunca" atrai o pronome para antes do verbo.

Pontuação (II): A vírgula antes de "nunca" está incorreta porque não devemos separar sujeito de predicado com vírgula. O correto seria: "Meu amigo nunca o encontrei tão preocupado!"

Road to TJ-PR!

Os comentários me deixaram confuso a respeito da alternativa II! Um fala que a vírgula está correta por causa de vocativo. Outro fala que é aposto. Outro fala que não pode separa sujeito e verbo com vírgula

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo