No que se refere à gestão de desempenho e à gestão por compe...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3406970 Gestão de Pessoas

No que se refere à gestão de desempenho e à gestão por competências, julgue o item seguinte. 

Os processos de avalição de competências bem como os processos de gestão de desempenho têm finalidades similares visto que ambos realizam a mensuração de resultados estratégicos concretos.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Não, as afirmações não estão totalmente corretas. Embora ambos os processos envolvam a avaliação de resultados, a avaliação de competências e a gestão de desempenho têm finalidades distintas. A avaliação de competências foca no desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e atitudes, enquanto a gestão de desempenho avalia o alcance de metas e objetivos estratégicos. 

Embora gestão por competências e gestão de desempenho sejam práticas complementares dentro da gestão de pessoas, elas não têm finalidades idênticas, tampouco se limitam à mensuração de resultados estratégicos concretos.

gestão por competências busca identificar, desenvolver e mobilizar os conhecimentos, habilidades e atitudes (CHAs) que os colaboradores precisam possuir para alcançar os objetivos organizacionais. A ênfase recai sobre o potencial, os comportamentos e as capacidades individuais que sustentam o desempenho no longo prazo.

  • Segundo Fleury e Fleury (2001), competência é a mobilização de recursos pessoais para gerar resultados em contextos específicos.
  • A avaliação de competências visa diagnosticar lacunas de desenvolvimento e orientar ações de educação corporativa e planejamento de carreira.

Já a gestão de desempenho é focada na avaliação dos resultados efetivos entregues pelo colaborador, com base em metas, indicadores e critérios pré-definidos, em geral atrelados ao planejamento estratégico da organização.

  • Conforme Chiavenato (2014), a gestão de desempenho visa monitorar e melhorar os resultados individuais e organizacionais por meio de feedback contínuo e avaliação periódica.

Fonte: tec concursos

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo