Sobre a Guerra de Canudos, é correto afirmar que
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão apresentada não apresenta grande dificuldade na medida em que o tema é bastante conhecido e estudado, tanto na escola básica quanto no ensino superior , em várias vertentes . A atenção deve ser dirigida a conclusões ou dados incorretos inseridos no meio das alternativas, de forma que haja maior segurança para apontar a alternativa correta.
A) INCORRETA – De fato a Guerra de Canudos foi travada entre a populosa comunidade liderada por Antônio Conselheiro e várias incursões de tropas do governo central. Porém, a revolta não aconteceu durante o período imperial mas no início do período republicano, em 1896 e 1897. Aliás, os revoltosos eram entendidos como monarquistas.
B) INCORRETA- Embora Antônio Conselheiro fosse acusado de ser monarquista e líder de comunidade de defensores da monarquia, ele não foi assassinado antes da Guerra de Canudos. Não se sabe qual exatamente a causa de sua morte que é atribuída, por alguns, à explosão de uma granada e outros à frte desinteria.
C) INCORRETA- A propaganda contra Conselheiro era baseada em dados falsos. A população da vila de Belo Monte lá chegava de forma voluntária à procura de melhores condições de vida. Na vila a vida era essencialmente comunitária, com a divisão igualitária do trabalho e de sua resultante. E, mesmo que seja considerado um fanático, a memória de Antônio Conselheiro é de um líder de uma população que buscava libertação da exploração dos grandes proprietários no Nordeste do Brasil.
D) CORRETA- A alternativa descreve de forma correta o estilo de vida que foi implantado na vila de Belo Monte, com a liderança de Conselheiro: Usufruto e trabalho coletivos e regras próprias para a comunidade, que se relacionava com outras povoações próximas através das trocas.
E) INCORRETA- Os revoltosos de Belo Monte não tinham muita clareza do que seria a “república", não só por ignorância como também porque o novo modelo havia sido instaurado há pouco tempo. Antonio Conselheiro não era um padre mas um beato e não houve a organização de milícias que marchavam em direção `a Salvador. Sua proposta era a sobrevivência e manutenção de Belo Monte e não a separação da Bahia.
RESPOSTA: D
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resposta letra D.
A Guerra de Canudos (1896-1897) foi um confronto entre as tropas da República Brasileira e os sertanejos liderados pelo beato Antonio Conselheiro, no chamado Arraial de Canudos, localizado na Bahia.
Antonio Conselheiro organizou na localidade uma forma de trabalho baseada na terra, de maneira coletiva. A medida que a prosperidade do local aumentava, chamava mais pessoas despossuídas de terras, assoladas pela seca ou que não tinham oportunidade de trabalho. Tal fato chamou a atenção de forma negativa de proprietários rurais da região, religiosos e das autoridades públicas etaduais e federais, que passaram a considerar Canudos um mal exemplo de sociedade.
Em relação a letra C.
Essa era uma visão antiga passada pela historiografia oficial à época do acontecido. Foi modificada e revista ao longo do tempo com as mudanças ocorridas no campo da Historiogrfia.
Fonte:
https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/guerra-canudos.htm
Qual o erro da alternativa A? Alguém pode explicar , por favor?
Qual o problema da A?
Não foi no Império.
letra A esta errada pelo fato de quando começou o inicio do conflito, já não era monarquia e sim república
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo