Em relação às regras de concordância do verbo SER, na frase...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: Concordância Verbal do verbo SER com sujeitos que expressam quantidade, medida, peso ou preço, ponto frequente em provas de concursos para Técnico de Contabilidade.
Regra determinante: De acordo com a norma-padrão (cf. Evanildo Bechara, "Moderna Gramática Portuguesa"), quando o sujeito indica quantidade, medida, peso ou preço e o predicativo é expresso por termos como muito, pouco, bastante, suficiente, demais ou similares, o verbo permanece no singular. Exemplo: "Duas horas não é muito para estudar."
Na frase analisada, "Duas horas não é tanto assim para um filme.", temos:
- Sujeito: "Duas horas" (quantidade de tempo).
- Verbo: "é" (singular, conforme a regra).
- Predicativo: "tanto assim", expressão neutra de medida.
É importante reconhecer essa construção, pois muitos candidatos podem ser induzidos ao erro pela ideia de que o verbo deveria estar no plural para concordar com "duas horas", mas a gramática normativa exige o singular nesse contexto.
Justificativa da alternativa correta (A): A alternativa explicita que, nessas situações de sujeito indicando preço, quantidade, peso e predicativo com certas palavras, o "ser" fica no singular. Está correta e em total conformidade com a gramática (Bechara).
Análise das alternativas incorretas:
- B) Fala do verbo "ser" impessoal para horas, datas e distâncias, mas não é o caso da frase apresentada. A frase versa sobre medida, não sobre marcação de tempo exata.
- C) Afirma que “o verbo pode ir para o plural” quando o predicativo está no plural, o que é incorreto; a regra específica não permite essa alteração para plural nesse contexto.
- D) Aplica-se a orações interrogativas com "que" e "quem", o que não se aplica ao contexto desta frase, que é declarativa.
Sugestão estratégica: Em questões de concordância com "ser", atenção redobrada a expressões de quantidade, preço, medida! Distingua entre os casos impessoais de horas, datas, distâncias e as situações de medida/quantidade, pois as regras divergem.
Resumo: A alternativa A é a correta porque descreve precisamente a regra da concordância do verbo "ser" nestes casos, conforme prescrevem Evanildo Bechara e os principais manuais de português.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
EXPLICAÇÃO IA GEMINI
A) Quando o sujeito indica preço, quantidade peso e o predicativo é expresso por algumas palavras, o verbo ser concorda com o predicativo e permanece no singular.
- Esta regra se encaixa perfeitamente: "Duas horas" (quantidade/tempo) e "tanto assim" (expressão de valor/quantidade, similar a "é muito" ou "é pouco"). O verbo fica no singular ("é").
B) Em relação a horas, datas, distâncias, o verbo ser é impessoal e concorda com o predicativo.
- Esta regra geral para horas faria o verbo ir para o plural ("Duas horas são..."). No entanto, na presença das expressões de valor (é muito, é pouco, etc.), o singular prevalece. Se a frase fosse apenas "Duas horas são", a concordância seria com o numeral (plural). O que justifica o singular "é" na frase do enunciado é a presença da expressão de valor "tanto assim".
C) Com algumas palavras, desde que elas estejam representando o sujeito e com o predicativo no plural, o verbo ser também pode ir para o plural.
- Não se aplica, pois o verbo está no singular ("é").
D) Em orações interrogativas com os pronomes que e quem, o verbo ser concorda obrigatoriamente com o predicativo.
- Não se aplica, pois a oração não é interrogativa e não contém os pronomes "que" ou
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo