Considerando a História do Brasil Colonial, analise as afir...
I. A economia açucareira articula engenhos, capitais mercantis europeus, crédito, escravização africana e mercados externos.
II. A sociedade envolve grandes proprietários, setores urbanos intermediários, artesãos, agregados e grupos submetidos a trabalho compulsório.
III. A cultura colonial mistura referências europeias, indígenas e africanas em festas, religiosidade, língua e práticas do cotidiano.
IV. Relações entre Colônia e Metrópole garantem liberdade ampla de comércio, com fiscalização reduzida.
V. A administração combina órgãos da Coroa, presença religiosa e autoridades locais, com disputas por espaços de poder.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E
Fundamento decisivo: O elemento decisivo era a afirmativa IV, pois ela contraria a característica básica do sistema colonial português ao sugerir liberdade ampla de comércio e fiscalização reduzida. Com IV falsa, a alternativa correta é a que reúne I, II, III e V.
- Em questões sobre Brasil Colonial, desconfie de afirmativas que falem em liberdade ampla de comércio com a Metrópole.
- A sociedade colonial não se resume a senhores e escravizados; havia setores intermediários, urbanos e agregados.
- Na cultura colonial, é comum a presença conjunta de matrizes europeias, indígenas e africanas.
- Na administração colonial, considere a coexistência entre Coroa, poderes locais e presença religiosa.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Não havia liberdade (de forma alguma, imagine ampla) a relação era de total submissão da colônia para com a metrópole, a fiscalização era, na verdade, imensa, basta considerar os impostos no período, por exemplo, o quinto.
Chega a ser engraçado ler isso aqui: Relações entre Colônia e Metrópole garantem liberdade ampla de comércio, com fiscalização reduzida.
errada:
IV. Relações entre Colônia e Metrópole garantem liberdade ampla de comércio, com fiscalização reduzida.
Se você errou está no caminho certo!
povo ta reclamando de que se a banca pediu a errada? e a errada é a IV
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo