Durante a montagem de estruturas soldadas, pode ser necessár...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A - de crescimento de grãos com reaquecimento intercrítico.
Tema central da questão:
Esta questão aborda a Zona Termicamente Afetada (ZTA) na soldagem, especialmente em aços submetidos a múltiplos passes de solda. A ZTA é a região ao redor do cordão de solda onde o material sofre alterações microestruturais devido ao calor, mas não chega a fundir. Com múltiplos passes, certas áreas podem ser reaquecidas, tornando-se suscetíveis a defeitos como trincas.
Resumo teórico:
Quando se solda com vários passes, o calor do novo passe pode reaquecer regiões previamente afetadas. A região de crescimento de grãos, especialmente quando sofre reaquecimento na faixa intercrítica (entre as temperaturas críticas Ac1 e Ac3 dos aços), passa por transformações microestruturais que fragilizam o material. Essa região é mais vulnerável à nucleação e propagação de trincas devido à formação de estruturas frágeis e à possível presença de hidrogênio. (Fonte: ASM Handbook, vol. 6, Welding, Brazing, and Soldering; ABNT NBR 16475:2020)
Justificando a alternativa correta (A):
A região de crescimento de grãos com reaquecimento intercrítico é onde o aço, ao ser resfriado do passe anterior e então reaquecido na faixa intercrítica, acaba formando estruturas como martensita revenida ou ferrita bainítica, muito mais suscetíveis a trincas. Isso compromete a tenacidade e a resistência do material.
Análise das alternativas incorretas:
- B - de crescimento de grãos com reaquecimento acima da zona crítica: O reaquecimento acima da zona crítica solubiliza completamente as fases, promovendo recristalização, mas é o reaquecimento intercrítico que gera microestruturas frágeis.
- C - acima da zona crítica com reaquecimento subcrítico: O reaquecimento subcrítico (abaixo de Ac1) não provoca as transformações mais críticas associadas à fragilização e trincas.
- D - acima da zona crítica com reaquecimento na mesma faixa de temperatura: Se mantido sempre na mesma faixa acima da zona crítica, há menos riscos de microestruturas frágeis como na região intercrítica.
- E - de crescimento de grãos com reaquecimento na mesma faixa de temperatura: O problema ocorre especificamente pela passagem pelo intervalo intercrítico, não apenas por reaquecimento na mesma faixa.
Estratégia de interpretação:
Atente-se a termos como "intercrítico" e "crescimento de grãos". Eles indicam regiões de maior fragilidade, frequentemente cobradas em provas. Lembre-se: a combinação de crescimento de grãos + reaquecimento intercrítico = maior propensão a trincas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alguém sabe explicar?
Caro Arthur, acredito que que seja porque a região de crescimento do grão e a intercrítica apresentam elevada dureza e tenacidade. Já a região de refino do grão é uma estrutura com perlita fina, então não ocorre tantas trincas como as regiões de crescimento do grão e a intercrítica.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo