Um paciente encontra-se internado no Hospital Lauro Wanderle...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2012 Banca: UFPB Órgão: UFPB Prova: UFPB - 2012 - UFPB - Médico - Infectologista |
Q378101 Medicina
Um paciente encontra-se internado no Hospital Lauro Wanderley para investigação de uma hepatoesplenomegalia febril. Na investigação, foi submetido a uma biópsia hepática que revelou a presença de muitas leishmanias. Ele tinha uma história de cerca de 40 dias de febre e seu hemograma apresentava uma pancitopenia, seu teste ANTI-HIV foi não reator. Quanto aos achados dessa biópsia, julgue as assertivas abaixo:

I.O médico patologista observou pouca hipertrofia e hiperplasia das células de Kupffer.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: A questão aborda os achados histopatológicos da leishmaniose visceral (calazar), enfatizando a resposta das células de Kupffer. É fundamental reconhecer as alterações características nessa infecção para elucidar corretamente o diagnóstico em provas e na prática clínica.

Justificativa da resposta (Errado):
Na leishmaniose visceral, as células de Kupffer (macrófagos hepáticos) são o principal local de proliferação da Leishmania em humanos. Quando infectadas, ocorre marcante hipertrofia (aumento de tamanho) e hiperplasia (aumento do número), pois essas células fagocitam grande quantidade de amastigotas do parasito. Esse fenômeno faz parte da resposta imune do sistema mononuclear fagocítico à infecção.

Tal aspecto está descrito com clareza na literatura: “Na leishmaniose visceral observa-se intensa hipertrofia e hiperplasia das células de Kupffer [...] devido à grande quantidade de formas amastigotas presentes em seu citoplasma” (Estudo UniMontes – Clínica Médica/Doenças Parasitárias, p.39). Além disso, evidências histopatológicas mostram infiltrado difuso de plasmócitos e linfócitos, e leve a moderada fibrose hepática septal/portal ao redor do infiltrado (Harrison's Principles of Internal Medicine, 20º edição).

Análise da alternativa:
A afirmação de que “o médico patologista observou pouca hipertrofia e hiperplasia das células de Kupffer” está incorreta. O correto é: observa-se acentuada hipertrofia e hiperplasia dessas células na leishmaniose visceral, refletindo intensa resposta celular local à invasão pelo protozoário.

Dica de prova: Atenção a palavras como “pouca” ou “acentuada” em descrições de processos típicos — provas frequentemente usam gradações para testar o conhecimento do detalhe fisiopatológico. Ao identificar conceitos-chave, lembre-se dos padrões clássicos das doenças parasitárias, como a marcada alteração das células de defesa no tecido-alvo.

Evidências científicas: UpToDate e Harrison confirmam: “Há expansão do compartimento dos macrófagos hepáticos (células de Kupffer), geralmente repletos de amastigotas” (Harrison, Cap. 195).

Resumo: Na leishmaniose visceral não se observa pouca, mas sim acentuada hipertrofia e hiperplasia das células de Kupffer, um achado clássico e de importância diagnóstica.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo