O Vorkus foi um curso preliminar da Bauhaus, desenvolvido p...
( ) Era no curso preliminar que se buscava transmitir os princípios fundamentais dos materiais, das técnicas e dos exercícios de consciência corporal (meditação e respiração), de modo a valorizar a experiência prática, servindo posteriormente como base preparatória para as próximas oficinas.
( ) O Vorkus era um curso valorizado e respeitado por Walter Gropius e os demais professores, mas não era obrigatório; estudantes com experiência artística poderiam escolher não o cursar.
( ) Por ser um curso inicial, as aulas de Johannes Itten no Vorkus visavam a um nivelamento dos participantes, introduzindo conceitos e técnicas artísticas, a partir da reprodução de modelos clássicos.
( ) Johannes Itten objetivava desenvolver a percepção dos estudantes para as relações de contrastes (claro-escuro, grande-pequeno), para que eles pudessem articular esses elementos de forma satisfatória em suas produções.