A oração destacada em “Não sente culpa de nada. Mas, se se...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q754009 Português

Texto

Minhas

maturidade

Circunspecção, siso, prudência.

(Mario Prata)

    É o que o homem pensa durante anos, enquanto envelhece. Já está perto dos 50 e a pergunta ainda martela. Um dia ele vai amadurecer

    Quando um homem descobre que não é necessário escovar os dentes com tanta rapidez, tenha certeza, ele virou um homem maduro. Só sendo mesmo muito imaturo para escovar os dentes com tanta pressa.

    E o amarrar do sapato pode ser mais tranquilo, arrumando-se uma posição menos incômoda, acertando as pontas.

    [...]

    Não sente culpa de nada. Mas, se sente, sofre como nunca. Mas já é capaz de assistir à sessão da tarde sem a culpa a lhe desviar a atenção.

    É um homem mais bonito, não resta a menor dúvida.

    Homem maduro não bebe, vai à praia.

    Não malha: a malhação denota toda a imaturidade de quem a faz. Curtir o corpo é ligeiramente imaturo.

    Nada como a maturidade para perceber que os intelectuais de esquerda estão, fnalmente, acabando. Restam uns cinco.

    Sorri tranquilo quando pensa que a pressa é coisa daqueles imaturos.

    O homem maduro gosta de mulheres imaturas. Fazer o quê?

    Muda muito de opinião. Essa coisa de ter sempre a mesma opinião, ele já foi assim.

    [...]

    Se ninguém segurar, é capaz do homem maduro fcar com mania de apagar as luzes da casa.

    O homem maduro faz palavras cruzadas!

    Se você observar bem, ele começa a implicar com horários.

    A maturidade faz com que ele não possa mais fazer algumas coisas. Se pega pensando: sou um homem maduro. Um homem maduro não pode fazer isso.

    O homem maduro começa, pouco a pouco, a se irritar com as pessoas imaturas.

    Depois de um tempo, percebe que está começando é a sentir inveja dos imaturos.

    Será que os imaturos são mais felizes?, pensa, enquanto começa a escovar os dentes depressa, mais depressa, mais depressa ainda.

    O homem maduro é de uma imaturidade a toda prova.

    Meu Deus, o que será de nós, os maduros?

A oração destacada em “Não sente culpa de nada. Mas, se sente, sofre como nunca.” (4º§) introduz no período em que se encontra um valor semântico de:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Assunto central: Orações Subordinadas Adverbiais Condicionais e interpretação semântica. Nesta questão, é fundamental identificar qual sentido lógico a oração “se sente” expressa no contexto apresentado.

Regra normativa: De acordo com Evanildo Bechara, as orações subordinadas adverbiais condicionais expressam uma condição para que o fato da oração principal se realize, sendo introduzidas por conjunções como “se”, “caso”, “desde que”. Por exemplo: Se chover, ficarei em casa.

Análise do trecho:
“No trecho: ‘Não sente culpa de nada. Mas, se sente, sofre como nunca.’

A oração destacada — se sente — apresenta condição para que o sofrimento se manifeste. O sentido é: **caso ele sinta culpa**, então sofrerá intensamente. Notem que a oração subordinada (se sente) depende sintaticamente da oração principal.

Por que NÃO são as demais alternativas?

  • B) Concessão: Orações concessivas admitem oposição, normalmente com “embora”, “apesar de que” (“Embora sinta culpa, não sofre”). Não há contraste, mas condicionamento.
  • C) Consequência: Indica resultado, usando "'de modo que', 'tanto que'" (Ele sofreu tanto, que chorou). Aqui, “se sente” não apresenta efeito; apresenta hipótese.
  • D) Conformidade: Expressa acordo com algo dito (“como dizem”, “segundo informam”). Não é o caso no texto.
  • E) Causa: Causais apresentam motivo direto, como “porque”, “uma vez que” (Sofre porque sente culpa). Aqui, não há obrigatoriedade, mas sim possibilidade (condição).

Estratégia para concursos: Identifique o conectivo e relacione ao seu valor semântico. Conectivos como “se” geralmente denotam condição; cuidado para não confundir com consequências ou causas, atentando ao sentido global.

Referência: Conforme Nova Gramática do Português Contemporâneo (Cunha & Cintra), orações condicionais introduzem ideia de dependência hipotética.

Gabarito: A) condição

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"SE sente sofre como nunca"

CONJUNÇÃO CONDICIONAL

EXS DE OUTRAs: CASO, CONTATO QUE, EXCETO SE, A MENOS QUE, A NÃO SER QUE

Se --> Condição

Por favor, alguém me responda: “Não sente culpa de nada. Mas, se sente, sofre como nunca.” (4º§)

Se o termo destacado não estivesse entre vírgula, seria uma concessão?

Verônica, entendo que a primeira vírgual é atraída pelo "MAS" então a frase simples seria assim: " Se sente culpa, sofre como nunca"

Troca por: " Caso sente culpa, sofre como nunca"

CONDIÇÃO: se sente, caso sinta, a menos que sinta, a nao ser que sinta...

 

Gab. A

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo