Analise as formações abaixo quanto ao uso ou não do hífen e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3768905 Português
Analise as formações abaixo quanto ao uso ou não do hífen em palavras compostas por prefixação, recomposição e sufixação, conforme as regras vigentes:

1. O médico receitou um antinflamatório para aliviar a dor muscular.
2. A escola promoverá um curso pré-vestibular gratuito.
3. O pesquisador coordenará o grupo coeditor responsável pela revista científica.

Assinale a alternativa cujo conjunto de formações está totalmente correto segundo as regras de uso do hífen.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: A questão aborda o uso do hífen em palavras compostas por prefixação, de acordo com as regras introduzidas pelo Acordo Ortográfico de 1990, ponto fundamental em provas de concursos de nível superior e essencial no domínio da norma-padrão.

Justificativa da alternativa correta (D):

Vamos analisar cada uma das formações:

1. antinflamatório

A grafia apresentada está incorreta. Pela regra, emprega-se o hífen quando o prefixo termina com a mesma vogal com que se inicia o segundo elemento (anti- + inflamatório). Assim, anti-inflamatório é a forma correta.
Referência: Cunha & Cintra (Seção sobre ortografia), Bechara (Capítulo sobre ortografia).

2. pré-vestibular

Aqui, a grafia está correta. Com os prefixos pré-, pós- e pró-, utiliza-se sempre o hífen quando o segundo elemento tem existência independente, como em “vestibular”.
Exemplo: pré-história, pós-graduação.

3. coeditor

Também correta. O prefixo co- não leva hífen, mesmo diante de palavras iniciadas por “o”, como em coeditor, coordenação. Rocha Lima e Bechara reforçam esse ponto em seus manuais.

Portanto, a alternativa D) Apenas as formações 2 e 3 está correta, pois apenas essas respeitam as regras ortográficas vigentes.

Análise das alternativas incorretas:

  • A) Apenas a formação 1: incorreta, pois “antinflamatório” está errado (deve ser “anti-inflamatório”).
  • B) Apenas as formações 1 e 2: incorreta pelo mesmo motivo acima.
  • C) Apenas as formações 1 e 3: idem.
  • E) As formações 1, 2 e 3: errada, pois a formação 1 não segue a norma-padrão.

Dica de prova: Atenção à vogal final do prefixo e inicial do radical! Essa é uma das principais “pegadinhas” do hífen em concursos, especialmente em formações como anti-inflamatório e micro-ondas.

Referências: Bechara, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Cunha & Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rocha Lima, Gramática Normativa da Língua Portuguesa.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

  • Usa-se hífen quando o prefixo termina com a mesma vogal com que se inicia o segundo elemento.
  • Prefixos pré-, pós- e pró-, quando tônicos e acentuados, exigem hífen.
  • O prefixo co-não usa hífen, mesmo antes de vogal igual ou diferente.

AVANTE!

#PMPE2026

GAB LETRA D

#PMMG

PERTENCEREMOS

O prefixo anti- exige hífen quando seguido de vogal idêntica, como em anti-inflamatório. Os prefixos tônicos pré-, pró- e pós- impõem hífen em qualquer contexto, legitimando pré-vestibular.

(prefixos excepcionais)Já o prefixo co-não admite hífen, pois se encontra plenamente integrado ao elemento seguinte, impondo justaposição gráfica mesmo diante de vogal igual, como em coeditor. Assim, apenas as formações 2 e 3 estão corretas.

co não usa hífen

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo