Barroco (2010) afirma que ao conjunto dos modos de ser ético...
Barroco (2010) afirma que ao conjunto dos modos de ser ético-morais, desenvolvidos historicamente pelos homens, a partir de determinado estágio de organização do trabalho e da vida social, denominamos campo das objetivações ético-morais, constituído: pelo sujeito ético-moral, pela moral, pelo conhecimento ético, pela práxis ético-política.
Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo no que se refere à ética e às definições de alguns dos termos citados acima pela autora:
I. Sujeito ético-moral- é socialmente considerado capaz de responder por seus atos em termos morais, o que significa ser capaz de discernir entre valores, que é o mesmo que ter senso ou consciência moral.
II. A moral objetiva-se fundamentalmente como um sistema normativo reprodutor dos costumes, em resposta a exigências de integração social, vinculando-se ao indivíduo singular e à vida cotidiana; como conexão de motivações do indivíduo singular e exigências éticas humano-genéricas, vinculadas a diferentes formas de práxis, dentre elas a práxis política.
III. A consciência e a liberdade são componentes fundamentais para todas as formas de realização ético-morais. As objetivações ético-morais fundamentam-se nas capacidades humanas, desencadeadas pela práxis: a sociabilidade, a consciência, a liberdade e a universalidade humanas.
IV. Os valores morais surgem das necessidades históricas dos homens. Uma vez instituído, passam a se estruturar como sistema normativo.
V. Nas comunidades primitivas, a moral apresentava-se em um nível de desenvolvimento amplo e aprofundado, tendo em vista o seu desenvolvimento social e econômico, assim como o fato dos valores serem relativamente heterogêneos.
Está CORRETO o que se afirma em