Aponte o personagem central do texto:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2750072 Português

Leia o texto abaixo transcrito e, em seguida, responda às questões a ele referentes:

A casa

Um casal amigo se separa e a mulher decide vender a casa. Vai morar com os filhos num apartamento novo. O homem também se instala em outro lugar, igualmente confortável. Ambos estão felizes e satisfeitos com a mudança. Ele já tem uma bonita namorada e ela muito em breve achará novo companheiro. Bem feitas as contas, o prejuízo foi meu, que perdi o terraço. Sim, era um pouco meu aquele pedaço da casa, onde passei bons momentos de férias, desfrutando a brisa atlântica e tomando uísque com água de coco.

Quando anunciaram o desenlace eu quis defender os meus interesses, mas deixei barato e permiti que seguissem o seu destino. Sou um sujeito compreensivo, abri mão do terraço. Fui mais longe em minha generosidade. Renunciei aos livros, discos, garrafas de boa bebida, quarto refrigerado. E abri mão principalmente, sufocando queixas, de uma cálida atmosfera humana, impossível de achar em qualquer hotel cinco estrelas e que o tempo vinha desgastando naquela casa finalmente desfeita, vendida, abandonada. Parece que esse é o destino inexorável de todas as casas. Acabam compradas, trocadas por apartamentos, invadidas por estranhos.

O desmonte foi lento e triste. Vi, nos preparativos da mudança, o descarte de coisas imprestáveis, com o vago sentimento de que também eu estava sendo descartado e deixado para trás como um guarda-chuva quebrado ou um velho objeto empoeirado e sem serventia. Dos moradores, somente minha mulher e eu, que éramos temporários, parecíamos ter saudades. Espiávamos, comovidos, aquelas caixas pardas que se iam fechando, levando um pouco de nós dois dentro delas. Ficava patente que estávamos vivendo o nosso último verão com aquelas pessoas tão queridas, para as quais, entretanto, pouco importava a proximidade do mar, a mangueira plena de frutos, o sudoeste soprando no fim das tardes, o cheiro de terra molhada pela “chuva de caju” nos ensolarados dezembros do Recife.

Tiramos uma fotografia do jardim. Contemplamos gravemente a paisagem líquida e verde que se descortinava no terraço. E vimos o quintal com os mesmos olhos saudosos que, na infância, reparavam os quintais pela última vez, a cada mudança.

Depois desse disfarçado ritual, abraços e beijos na família que nos hospedou. Já dentro do táxi para o aeroporto, arrisco um aceno discreto para a casa. Ela vai ficar ali, esperando novos e desconhecidos moradores. Guardando, em seu silêncio de pedra, noites alegres, festas, risadas, palavras amigas, e tudo mais que de repente se muda do tempo de agora para o cinzento do passado irrecorrível. Adeus, acabou.

FALCÃO, Aluízio. Crônicas da vida boêmia. Editora Ateliê Editorial. São Paulo: 1998.

Aponte o personagem central do texto:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Comentário da Questão – Interpretação de Texto (Elementos Narrativos)

Tema central: Esta questão avalia interpretação de texto, mais especificamente a identificação do personagem central na estrutura de uma narrativa. Em textos desse tipo, é fundamental distinguir o que é personagem, narrador e plano de fundo, conforme previsto em gramáticas como as de Cunha & Cintra e Bechara.

Análise detalhada:

No texto, o narrador descreve as consequências de uma separação, mas toda a emoção e memória giram em torno da casa – ela é personificada, guarda lembranças, acumula significados e é tratada quase como um ser cuja “vida” sofre alteração profunda.

Assim, pela norma padrão, aprendemos que o personagem central é o eixo em torno do qual se organizam as emoções e o enredo (Nova Gramática do Português Contemporâneo). Neste caso, a casa é tal personagem, mesmo sendo um objeto, devido à sua personificação e ao papel simbólico atribuído.

Justificativa da alternativa correta:

Alternativa E) a casa — Correta. O texto desenvolve, personaliza e encerra a narrativa em torno da casa, símbolo de lembranças e rupturas. Isso exemplifica o conceito de personagem central que pode ser objeto com traços humanos ou afetivos.
Exemplo do texto: “Ela vai ficar ali, esperando novos e desconhecidos moradores. Guardando, em seu silêncio de pedra, noites alegres, festas, risadas…”

Análise das alternativas incorretas:

  • A) a mulher que havia se separado: Tem papel relevante, mas não é o foco do drama central.
  • B) o homem que havia se separado: Também participa dos fatos, porém o texto não gira em torno dele.
  • C) os vizinhos: Não são mencionados.
  • D) o narrador: Embora envolvido emocionalmente, ele age como observador – não é o “eixo” da narrativa.

Dica para provas: Atenção à personificação de objetos ou espaços em crônicas ou contos! Sempre identifique quem ou o que move as emoções e o enredo; pode não ser uma pessoa.

Referências: Bechara, E. – Moderna Gramática Portuguesa; Cunha & Cintra – Nova Gramática do Português Contemporâneo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB:E

Gabarito D: A casa.

Pois tudo gira em torno dela. Ela é o ponto de encontro das relações, o símbolo da convivência, das memórias, dos afetos e da passagem do tempo, aquilo que é perdido, desmontado, vendido, abandonado.

Conforme evidenciado no trecho: “Ela vai ficar ali, esperando novos e desconhecidos moradores. Guardando, em seu silêncio de pedra, noites alegres, festas, risadas...”

O narrador é o mediador da história, não o centro temático. Ele nos apresenta sua relação com a casa, mas a protagonista simbólica é ela — o objeto que concentra os significados emocionais.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo