A cultura organizacional é um fenômeno intimamente ligado ao...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2171012 Administração Geral
A cultura organizacional é um fenômeno intimamente ligado ao comportamento dos integrantes de uma organização e possui aspectos identificáveis em diferentes níveis, sendo
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab: E

  • CULTURA ORGANIZACIONAL

* A cultura organizacional representa um conjunto de costumes organizacionais que orientam e ditam o comportamento dos funcionários; ela tem a capacidade de controlar e influenciar o comportamento das pessoas nas organizações.

 

* As ações voltadas para a definição ou para o fortalecimento da cultura organizacional têm por objetivo estabelecer orientações gerais.

 

* Quando se explicita a cultura, temos uma cultura oficial que são os valores e ideais estabelecidos pela alta administração, os quais podem coincidir ou não com o que é praticado.

 

Composta por ASPECTOS FORMAIS que incluem a estrutura organizacional, as políticas e diretrizes de pessoal, os objetivos e estratégias, os títulos e descrições de cargos...

E dos ASPECTOS INFORMAIS que englobam padrões de influência e de poder, sentimentos e normas de grupos, relações afetivas...

Gabarito: E



Toda cultura se apresenta em três diferentes níveis: artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas.

Artefatos: Constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. Artefatos são as coisas concretas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização. Incluem os produtos, serviços, e os padrões, de comportamento dos membros de uma organização.

Valores compartilhados: Constituem o segundo nível da cultura. São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros. Em muitas culturas organizacionais os valores são criados originalmente pelos fundadores da organização.

Pressuposições básicas: Constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes nos quais as pessoas acreditam. A cultura prescreve a maneira de fazer as coisas adotadas na organização, muitas vezes através de pressuposições não escritas e nem sequer faladas.

E qual é o erro da alternativa D???

A letra D tbm parece correta.

NÍVEIS DA CULTURA ORGANIZACIONAL (SCHEIN)

ARTEFATOS (ARTEFATOS OBSERVÁVEIS):

Trata-se do primeiro nível da cultura. É o nível mais superficial (o nível mais “externo”). Em outras palavras, é o nível “

visível”. “O QUE VEMOS”

VALORES COMPARTILHADOS (CRENÇAS E VALORES EXPOSTOS):

É o segundo nível da cultura. Trata-se de um nível quase “invisível” (raras vezes podem ser "visualizados", ou seja, é muito difícil de serem visualizados). Os valores e as crenças se referem aos conceitos tidos pelas pessoas como “certos” ou “errados” em uma organização. “O QUE COLABORADORES DIZEM”

PRESSUPOSIÇÕES BÁSICAS (SUPOSIÇÕES BÁSICAS):

Trata-se do terceiro nível da cultura. É o nível mais profundo (o nível mais “oculto”). Em outras palavras, é o nível mais “invisível”. Tratam-se de “verdades inquestionáveis”. 

Ou seja, são suposições que foram tidas como “verdadeiras”. São fatores que estão tão “arraigados” que tendem a não ser mais questionados ou discutidos. Por isso, são extremamente difíceis de mudar. Pode-se dizer, ainda, que as pressuposições básicas são as “fontes originais dos valores”. Trata-se do nível mais difícil de ser alterado. É uma dimensão subjetiva. “O QUE COLABORADORES ACREDITAM”

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo