O nitrogênio das clorofilas não é exportado
das folhas senescentes, permanecendo nas
células na forma de catabólicos tetrapirrólicos
lineares que são produzidos pela abertura do anel
porfirínico decorrente da introdução de oxigênio
por uma oxigenase. Deste modo, a degradação
das clorofilas não tem por objetivo mobilizar
nutrientes, mas sim detoxificar os compostos de
clorofila altamente reativos que são liberados
dos complexos proteínas-pigmentos constituintes das membranas tilacóides dos cloroplastos.
Durante a senescência, as enzimas envolvidas
na assimilação de nitrogênio e carbono são
degradadas e os aminoácidos derivados de seu
catabolismo são exportados via floema com ou
sem modificações e, dessa forma, a atividade das
enzimas envolvidas no metabolismo do nitrogênio
diminui durante a senescência da planta. Portanto,
a atividade da nitrato redutase (NR) é perdida
primeiro, enquanto que, a glutamina sintetase
(GS), a glutamato sintase (GOGAT) e a glutamato
desidrogenase (GDH) permanecem ativas por um
período mais longo.
Considerando os mecanismos de degradação da
clorofila e a dinâmica enzimática do metabolismo
do N durante a senescência, assinale a alternativa
CORRETA: