Durante o acolhimento em uma unidade de saúde, um paciente ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: A
Fundamento decisivo: Segundo as Diretrizes Brasileiras de Medidas da Pressão Arterial e materiais técnicos do Ministério da Saúde, deve-se priorizar manguito adequado ao perímetro e ao formato do braço; porém, em obesidade importante com braço cônico ou de grande circunferência, quando a aferição braquial se torna inviável ou imprecisa, pode-se considerar monitor de punho validado com técnica correta. Como o enunciado descreve exatamente essa dificuldade e informa aparelho oscilométrico validado, a alternativa A é a compatível com a recomendação técnica.
- Se o enunciado disser que o manguito adequado ao braço é inviável, procure a alternativa com método alternativo validado.
- Em obesidade, braço cônico ou grande circunferência, o ponto-chave é a adaptação correta do manguito e a acurácia da medida.
- Desconfie de alternativas com termos absolutos como 'exclusivamente', 'contraindicado' ou 'em todos' quando a técnica admite exceções.
- Considere errada qualquer opção que minimize o efeito do manguito inadequado sobre a pressão arterial.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Para pacientes com obesidade importante e dificuldade de aferição no braço, a recomendação técnica é utilizar um manguito de tamanho adequado (grande) e, se necessário, realizar a aferição no antebraço (artéria radial) ou no punho. O aparelho automático oscilométrico deve ser colocado no nível do coração, garantindo que o manguito envolva corretamente o membro.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo