Assumindo as premissas de um modelo monetarista, então, é c...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre o modelo monetarista, que é um tema central na macroeconomia aplicado ao cargo de Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 3.
O modelo monetarista é baseado na teoria quantitativa da moeda, que pode ser expressa pela equação de troca: MV = PQ, onde:
- M é a oferta monetária;
- V é a velocidade de circulação da moeda;
- P é o nível geral de preços;
- Q é a quantidade de bens e serviços produzidos, ou seja, a produção real.
Alternativa Correta: B - A demanda agregada equivale à oferta monetária mais a velocidade de circulação da moeda.
Justificativa: A alternativa B está correta porque no contexto do modelo monetarista, a demanda agregada está diretamente relacionada à quantidade de moeda em circulação (M) e à sua velocidade (V). A equação de troca (MV = PQ) suporta essa visão, sugerindo que o produto da oferta monetária pela velocidade da moeda deve igualar a demanda agregada em termos de valor monetário.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - A afirmação de que a taxa de crescimento da renda nominal equivale à taxa de crescimento da renda real mais a taxa de crescimento da produção está incorreta. Na verdade, a renda nominal é a soma da renda real e a inflação, não a produção. A produção já é parte da renda real.
C - A sugestão de que o aumento da produção implica necessariamente queda nos preços é falaciosa. No modelo monetarista, se a oferta de moeda aumenta proporcionalmente, os preços podem permanecer constantes, mesmo com aumento na produção.
D - Se a oferta de moeda e sua velocidade de circulação permanecerem constantes, na verdade, o aumento na produção tende a causar uma queda nos preços, para manter a igualdade na equação de troca.
E - A afirmação de que a demanda agregada permanecendo constante, variações positivas na produção implicam também em variações positivas nos preços é incorreta. Na verdade, sem mudanças na demanda agregada, um aumento na produção geralmente resultaria em queda nos preços para manter o equilíbrio.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Não é "vezes" a velocidade de circulação da moeda? ao invés de "mais"
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo