Julgue o item que se segue, à luz do disposto no MRPR.O exce...
Julgue o item que se segue, à luz do disposto no MRPR.
O excerto a seguir atende aos requisitos de formas de tratamento a serem adotadas em textos oficiais cujo destinatário seja o ministro da Educação.
Senhor Ministro,
Convido Vossa Excelência a participar da Semana Acadêmica de Pesquisa, a ser realizada entre os dias 10 e 15 de outubro do corrente ano, no Centro de Convenções desta universidade.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO CORRETO
AUTORIDADE: Ministro de Estado
ENDEREÇAMENTO: A Sua Excelência o Senhor
VOCATIVO: Senho Ministro,
TRATAMENTO NO CORPO DO TEXTO: Vossa Excelência
ABREVIATURA: V.Exa
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (Capítulo 2, Seção 2.1), o emprego dos pronomes de tratamento organiza-se exatamente nessas três situações:
- Endereçamento: No envelope e no cabeçalho (Ex: A Sua Excelência o Senhor...).
- Vocativo: No início do texto, para invocar o destinatário (Ex: Senhor Ministro,).
- Corpo do texto: Ao longo da mensagem, para referir-se à autoridade (Ex: Vossa Excelência solicitou...).
- Vocativo: forma usada na abertura da comunicação (ex.: Senhor Ministro,).
- Pronome de tratamento: forma usada ao longo do texto (ex.: Vossa Excelência).
vocativo x pronome de tratamento
Senhor Presidente, → Vossa Excelência
Senhor Ministro, → Vossa Excelência
Senhor Governador, → Vossa Excelência
Senhor Prefeito, → Vossa Excelência
Senhor Reitor, → Vossa Magnificência
Senhor Diretor, → Vossa Senhoria
Senhor Padre, → Vossa Reverendíssima
Santidade, → Vossa Santidade
CERTO
O item está correto porque cumpre rigidamente as regras de pronomes de tratamento e vocativos fixadas pelo Manual de Redação da Presidência da República (MRPR). Conforme o manual, o vocativo correto para Ministros de Estado é "Senhor Ministro,". Além disso, o pronome de tratamento a ser utilizado no corpo do texto para se dirigir às autoridades tratadas por "Senhor" (incluindo Ministros) é "Vossa Excelência", com a respectiva concordância verbal feita em terceira pessoa ("Convido Vossa Excelência a participar...")
DICA DE OURO
Viu na prova do MRPR qualquer tentativa da banca de usar termos floreados antigos como "Excelentíssimo Senhor Ministro" no vocativo? Marque como Errado. A regra de ouro do manual determina que o termo "Excelentíssimo" ficou restrito exclusivamente aos Chefes de Poder (Presidente da República, Presidente do Congresso Nacional e Presidente do STF). Para Ministros de Estado e todas as outras autoridades, o vocativo padrão é apenas "Senhor + Cargo,". O pronome no texto continua sendo "Vossa Excelência"
BIZU MNEMÔNICO
"EXCELENTÍSSIMO SÓ NO TRÊS DO PODER; PRO MINISTRO É 'SENHOR' QUE VAI EXERCER"
TRÊS DO PODER: Presidente da República, do Congresso e do STF (Únicos com "Excelentíssimo").
PRO MINISTRO É SENHOR: Vocativo correto: "Senhor Ministro,". Pronome no texto: "Vossa Excelência".
O Fecho das Comunicações: O MRPR unificou os fechos em apenas duas modalidades para simplificar a burocracia:
"Atenciosamente,": Para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior.
"Respeitosamente,": Exclusivo para autoridades de hierarquia superior à de quem está assinando o documento. (No caso do reitor da universidade escrevendo para o Ministro da Educação, o fecho correto seria Respeitosamente,).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo