Em um mercado de ativos em que não há incerteza, é correto ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Central da Questão: O foco da questão é o funcionamento do mercado de ativos em um cenário sem incerteza, abordando conceitos de valor presente, valor futuro e arbitragem. Esses conceitos são essenciais para entender como os ativos são precificados e negociados, especialmente em setores regulados como a Aviação Civil.
Resumo Teórico: Em um mercado de ativos sem incerteza, os preços dos ativos são determinados de maneira clara e previsível. O conceito de ausência de arbitragem é fundamental, pois garante que não existam oportunidades para obter lucro sem risco. Isso implica que o preço de venda de um ativo deve ser equivalente ao seu valor presente, ajustado pelas taxas de juros vigentes. A arbitragem atua como um mecanismo regulador, impedindo discrepâncias injustificadas nos preços.
Justificativa da Alternativa Correta (B): A alternativa B está correta porque, em um mercado sem incertezas, a ausência de arbitragem assegura que o preço de venda dos ativos seja equivalente ao seu valor presente. Isso ocorre porque qualquer desvio criaria uma oportunidade de arbitragem, algo que não é sustentável em um mercado eficiente. Este princípio é amplamente aceito na teoria financeira e é um dos pilares dos mercados eficientes.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - A afirmação de que o valor futuro de um ativo é dado pela razão entre seu rendimento e seu valor presente está incorreta. O valor futuro é calculado considerando o valor presente acrescido dos juros ao longo do tempo, e não pela razão entre rendimento e valor presente.
C - Esta alternativa está errada porque a existência de arbitragem é o que causa desequilíbrios, permitindo lucros sem risco. O mercado busca eliminar estas oportunidades rapidamente para restabelecer o equilíbrio.
D - A arbitragem não garante que os serviços oferecidos pelos ativos sejam equivalentes. Ela atua no ajuste de preços de ativos semelhantes para que não existam oportunidades de lucro sem risco.
E - A ideia de que o valor do investimento tem relação direta com o preço não está correta na simplicidade apresentada. Embora o preço de mercado seja um fator, o valor do investimento também depende de outros fatores como risco, retorno esperado e tempo.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra B
Sobre o cálculo do Valor Presente do Ativo (AVP)
Por definição o valor de um ativo qualquer, seja projeto, empresa ou investimento é a soma do Valor Presente dos seus fluxos de caixa projetados futuros descontados pela taxa adequada ao risco deste ativo.
O cálculo do valor presente de um ativo é obtido pela seguinte expressão
VP = VF / (1+i)n
Onde:
VP = Valor presente do ativo
VF = Valor futuro do ativo
i = Taxa de juros utilizada para representação do risco deste ativo
n= Quantidade de dias entre a data de emissão do ativo e a sua efetiva execução
Forma de Controle
Cada ficha de imobilizado possui um extrato de suas ocorrências de AVP, formadas pelas seguintes operações / ações:
•Constituição: movimento que indica o valor de AVP (diferença entre o valor futuro e presente) a ser realizado.
•Apropriação: movimento que indica o valor do AVP constituído que já se tornou devido pelo transcorrer de um determinado período.
•Realização: movimento que indica a realização de uma parcela do AVP, seja em função da baixa total ou parcial da ficha de imobilizado, seja em função do término do período estabelecido para o AVP (data de
Se não há incertezas, não haverá prêmios por aceitar mais riscos. Assim, o valor presente vai ser igual ao valor futuro, justamente porque não há riscos que poderiam valorizar ou depreciar o valor do investimento.
Para que o valor presente seja igual ao valor futuro, não pode ser feito arbitragem, pois aí estaria mudando o valor do investimento. Letra B é mesmo a correta.
A) Errada. Valor futuro não é dado pela razão, mas sim pelo produto.
B) Correto.
C) Errada. Não tem como, em hipótese alguma, afirmar que arbitragem promove o equilíbrio de mercado, pois é subjetivo e traz incertezas. O equilíbrio do mercado se dará de várias maneiras, dentre elas, destaca-se a assimetria de informações.
D) Errada. Pelos mesmos motivos acima.
E) Errada. Pelo que eu entendi e interpretei, afirma-se que, quanto maior o preço de um ativo, maior será o investimento. Na verdade, acho que não é bem assim. Deve-se considerar a rentabilidade, o custo etc. Dessa forma, há relações direitas e indiretas. Mas confesso que esse item é bastante dúbio. No entanto, fui na mais certa "por se tratar de ESAF"
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo