Em relação ao mercado de bens e serviços, é correto afirmar...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (25)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: A - a inclinação da curva IS pode ser entendida como a sensibilidade do investimento à taxa de juros, mesmo que suas coordenadas sejam expressas em termos de taxa de juros e produto.
Tema central: Esta questão aborda o mercado de bens e serviços, mais especificamente, o modelo IS-LM que é fundamental para compreender a interação entre taxa de juros, investimento e produto agregado. Esse modelo é essencial para entender o equilíbrio macroeconômico em mercados fechados.
Resumo teórico: A curva IS (Investment-Savings) representa os pontos de equilíbrio no mercado de bens, onde a poupança iguala o investimento. A inclinação da curva IS depende de quão sensível o investimento é em relação à taxa de juros: se o investimento é muito sensível, a curva será mais plana; se for menos sensível, a curva será mais inclinada.
Justificativa da alternativa correta (A): A alternativa A está correta porque descreve precisamente o conceito da inclinação da curva IS. Mesmo que a curva esteja representada em um gráfico de taxa de juros versus produto, a inclinação reflete a sensibilidade do investimento à taxa de juros. Quanto mais sensível o investimento, mais plana a curva.
Análise das alternativas incorretas:
B: Um ponto acima e à direita da curva IS indica excesso de oferta, não de demanda. Portanto, o mercado de bens está fora do equilíbrio porque a produção é maior que a demanda planejada.
C: A queda na taxa de inflação esperada, mantendo a taxa nominal de juros constante, desloca a curva LM, não a IS. A curva IS é mais influenciada por variáveis reais, como a política fiscal.
D: A taxa de câmbio real afeta a demanda agregada, especialmente em economias abertas, pois altera a competitividade das exportações e importações, influenciando o produto nacional.
E: Uma redução nos tributos autônomos (como impostos) geralmente aumenta a renda disponível, deslocando a curva IS para direita, pois aumenta a demanda agregada, mas não provoca um deslocamento de equilíbrio sobre a curva IS.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A a inclinação da curva IS pode ser entendida como a sensibilidade do investimento à taxa de juros, mesmo que suas coordenadas sejam expressas em termos de taxa de juros e produto.
VERDADEIRO - A curva IS é a expressão dos juros em função da produção { i = f (Y) }, demonstrando todos os possíveis pontos de equilíbrio no mercado de bens com igualdade entre oferta e demanda agregadas, o que se dá com a igualdade macroeconômica entre investimento e poupança que resultam em um produto e uma taxa de juros de equilíbrio. Sua inclinação é justamente o reflexo da inclinação da função investimento, que é a sensibilidade daquela função aos juros (inversamente proporcional).
B um ponto acima e à direita da curva IS indica que o mercado de bens está fora do equilíbrio, pois há excesso de demanda.
FALSO - pontos acima da curva IS são reflexo de juros mais altos para um mesmo nível de produção. Juros mais altos reduzem o produto, pois o investimento será menor, bem como a consumo (uma vez que a poupança será maior). No agregado, o produto diminuirá, com menor demanda (reduz-se o poder aquisitivo), o que se traduz em excesso de OFERTA.
C a queda na taxa de inflação esperada, para uma dada taxa nominal de juros, provoca um deslocamento da função IS para cima e para a direita.
FALSO - Se a expectativa é de queda nos preços, a curva de oferta agregada (OA) se desloca para a direita e para baixo, o que resulta em maior quantidade de produto (eixo das abscissas) com um preço menor (eixo das ordenadas). Esse novo par no espaço produto é equivalente em termos de produto real (antes a produção era menor e os preços maiores, agora a produção é maior e os preços menores). Se o produto é maior, o reflexo na curva IS será o mesmo: deslocamento para direita e para baixo, resultando em menor juros.
D a taxa de câmbio real afeta diretamente o Balanço de Pagamentos, mas não tem relação com a demanda agregada.
FALSO - A demanda agregada possui o elemento INVESTIMENTO dentro de si, e esse elemento é inversamente proporcional à taxa de juros. Como a taxa de câmbio influencia os juros a partir do modelo de arbitragem internacional dos juros { r = r* + expec (desv. câmbio) + CT + RP }, tudo está interligado.
E uma redução nos tributos autônomos provoca deslocamento do equilíbrio sobre a função IS.
FALSO - Redução dos tributos desloca a curva IS toda para a direita, e não "sobre" a função IS.
GABARITO: A
Bons estudos!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo