🎯 Saiba o que estudar

Avançado com Treinador a partir de R$ 0,76/dia

As medidas de conservação preventiva de documentos envolvem ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3081491 Arquivologia

As medidas de conservação preventiva de documentos envolvem melhorias dos meios de armazenagem e proteção dos suportes, visando retardar a degradação dos materiais. Entre as medidas que devem ser adotadas para manter-se a integridade física dos documentos, exclui-se: 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos explorar a questão sobre conservação preventiva de documentos, um tema central na Arquivologia. Essa área trata de medidas que ajudam a prolongar a vida dos documentos, evitando sua degradação. Para resolver essa questão, é importante entender quais práticas são apropriadas para a preservação de documentos.

Alternativa Correta: B - Utilizar fitas adesivas tipo durex e similares para pequenos reparos em documentos.

Justificativa: As fitas adesivas comuns, como o durex, contêm cola que pode ser prejudicial aos documentos ao longo do tempo. Elas tendem a amarelar, soltar resíduos pegajosos e até causar danos ao papel ao longo dos anos, acelerando a degradação.

Vamos agora analisar por que as demais alternativas estão incorretas:

A - Manter sempre as mãos limpas ao manusear os documentos. Esta é uma prática correta. Mãos limpas evitam a transferência de sujeira e óleos naturais da pele para os documentos, que poderiam danificá-los.

C - Evitar que documentos sejam dobrados ou enrolados. Esta também é uma medida correta. Dobras e enrolamentos podem causar vincos permanentes que enfraquecem o papel, além de facilitar rasgos.

D - Nunca efetuar marcas nos documentos, seja com dobras ou tintas. Marcar documentos com dobras ou tintas pode danificá-los de maneira permanente, comprometer sua legibilidade ou integridade histórica.

Como se pode ver, a questão envolve práticas do dia a dia que, quando mal executadas, podem comprometer a conservação dos documentos. Reconhecer e evitar essas práticas é fundamental para quem lida com acervos documentais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A utilização de fitas adesivas tipo durex e similares para reparos em documentos não é uma medida recomendada em conservação preventiva. Esses materiais são altamente prejudiciais, pois contêm adesivos que deterioram ao longo do tempo, podendo causar manchas, ressecamento e danos irreversíveis ao documento.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo