Julgue o item a seguir. O carburador é um componente do sist...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2330595 Mecânica de Autos

Julgue o item a seguir. 


O carburador é um componente do sistema de injeção de combustível dos automóveis, bastante presente em veículos de modelos mais antigos (especialmente aqueles anteriores à década de 90). Os veículos modernos, por sua vez, utilizam sistemas de injeção eletrônica, no qual o combustível é injetado diretamente nos cilindros em quantidades controladas eletronicamente.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: Errado (E)

O enunciado afirma que o carburador é um componente do sistema de injeção de combustível, mas isso não está correto. Na verdade, o carburador e o sistema de injeção de combustível são dois métodos distintos de mistura de ar e combustível em motores de combustão interna.

Carburador: Este é um dispositivo utilizado em veículos mais antigos, principalmente antes dos anos 90, para misturar o ar com o combustível antes de ele entrar nos cilindros do motor. O carburador não faz parte de um sistema de injeção de combustível; ele é um mecanismo separado e analógico.

Injeção Eletrônica: Nos veículos modernos, a injeção eletrônica substituiu os carburadores. Este sistema utiliza bicos injetores que são controlados eletronicamente para injetar combustível diretamente nos cilindros, permitindo que a quantidade de combustível seja ajustada de forma precisa e eficiente. Isso resulta em uma melhor performance do motor, menor consumo de combustível e menores emissões de poluentes.

Portanto, a afirmação está incorreta porque confunde conceitos distintos. O carburador não faz parte de um sistema de injeção de combustível, mas sim é uma tecnologia anterior a ela.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A maioria dos sistemas de injeção eletrônica são de injeção indireta, onde o bico injetor pulveriza combustível em direção à válvula de admissão e o combustível é misturado com o ar ainda na descida do pistão no tempo de admissão.

O erro da questão é dizer que o combustível é injetado diretamente no cilindro. Poderia ser se tivesse mencionado especificamente os motores GDI (Gasoline Direct Injection) onde de fato o bico injetor injeta diretamente dentro do cilindro.

Mas como usou o carburador e depois voltou para a injeção eletrônica, obviamente está se referindo aos sistemas convencionais de injeção indireta. Por isso...

Gabarito: ERRADO

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo