Assinale a alternativa que segue as orientações da gramátic...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3364976 Português
Assinale a alternativa que segue as orientações da gramática normativa.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Ortografia e uso dos porquês, ponto fundamental para domínio da norma padrão exigida em concursos públicos para Bibliotecário.

Regra essencial: Na Língua Portuguesa, há quatro formas de “porquê”, cada uma com função e contexto próprios. O conhecimento dessas formas, como apresentado por Evanildo Bechara (Moderna Gramática Portuguesa), é indispensável para responder corretamente questões como esta. São elas:

  • Por que (separado, sem acento): usado no início ou no meio de perguntas diretas e indiretas. Ex: Por que você saiu?
  • Por quê (separado, com acento): usado no final de perguntas (antes de pontuação). Ex: Você saiu por quê?
  • Porque (junto, sem acento): usado para respostas, causas ou explicações. Ex: Saí porque estava cansado.
  • Porquê (junto, com acento): equivale a “motivo” ou “razão”, sempre como substantivo. Ex: Não sei o porquê daquilo.

Justificativa da alternativa correta – E:

Por que você não vai ao teatro?
Aqui, "por que" inicia uma pergunta direta, significando "por qual motivo”. Regra confirmada pela gramática normativa (cf. Cunha & Cintra).

Análise das alternativas incorretas:

  • A) Por quê não gravaram a cena?
    Erro: Não se usa "por quê" no início; o correto é "por que".
  • B) Vocês faltaram por que?
    Erro: No final de perguntas, usa-se "por quê".
  • C) Não fui ao encontro por que dormi.
    Erro: Indica causa; deve ser "porque".
  • D) Diga-me o por quê dessa confusão.
    Erro: Como substantivo, a forma correta é "porquê".

Dica de prova: Ao se deparar com questões sobre “os porquês”, observe a posição na frase e se há explicação, substantivo ou pergunta. Atenção especial para sinais de pontuação!

Dominar essas diferenças evita erros frequentes em provas. Pratique, memorize e aplique essas regras em qualquer situação.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

POR QUE= PERGUNTA NORMAL

POR QUÊ= MESMA COISA QUE POR QUAL MOTIVO, USA-SE NO FINAL DAS PERGUNTAS

PORQUE= RESPONDENDO ALGUMA PERGUNTA

PORQUÊ= QUANDO É SUBSTANTIVADO

EX: QUERO SABER O PORQUÊ DESSA BAGUNÇA!

POR QUE? INÍCIO DAS PERGUNTAS

PORQUE. RESPOSTA

POR QUÊ ? FIM DAS PERGUNTAS

O PORQUÊ SUBSTANTIVO

Por que = Por qual razão

por que = por qual motivo/ por qual razão

a)Por quê não gravaram a Cena? Errado

o "Por quê" Separado com acento deve ser usado "colado" ao sinal de pontuação, certo seria "por que".

b)Não fui ao encontro por que dormi Errado.

Esse "pq" é de explicação resposta porque.. eu n fui ao encontro porque eu dormi

c)Diga-me o por quê dessa confusão. Errado

esse "pq" é de motivo então a gente usa o "porquê, junto" Diga-me o porquê(motivo) dessa confusão

d)Por que você não vai ao teatro?Correto

esse "pq" pode ser usado em por qual pelo qual motivo etc, e pode ser usado para perguntas no inicio da frase

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo