Em “Catarina Chagas foi a autora do texto Sofrimento psíqui...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão:
A questão aborda classificação dos verbos quanto à predicação, especificamente a identificação do verbo de ligação na frase apresentada.
Justificativa da alternativa correta (C):
Na frase analisada – “Catarina Chagas foi a autora do texto Sofrimento psíquico em policiais civis: uma questão de gênero.” – o verbo “foi” não exprime ação, mas sim um estado ou qualidade atribuída ao sujeito (“Catarina Chagas”). Assim, “foi” apenas liga o sujeito ao seu predicativo (“a autora do texto...”).
Segundo Evanildo Bechara, em Moderna Gramática Portuguesa, verbos de ligação unem o sujeito a um predicativo (que pode indicar estado, qualidade, classificação ou identificação), sem ideia própria de ação. Exemplos clássicos: ser, estar, parecer, permanecer, continuar, tornar-se.
Portanto, alternativa C) de ligação é a correta.
Análise das alternativas incorretas:
- A) Transitivo direto: Incorreta. Um verbo transitivo direto exige um objeto direto (alvo da ação), o que não existe nessa frase.
- B) Transitivo direto e indireto: Incorreta. O verbo bitransitivo exige dois complementos (direto e indireto), o que não está presente.
- D) Intransitivo: Incorreta. Verbo intransitivo tem sentido completo por si só, sem necessitar de predicativo ou complemento, diferente do verbo “foi” nessa frase.
- E) Transitivo indireto: Incorreta. Exigiria um complemento com preposição, o que não ocorre na estrutura da frase.
Dicas de prova:
Atente-se sempre ao sentido do verbo na frase: se ele indica ação ou apenas liga sujeito a uma característica. Verbos de ligação se destacam por não trazerem ideia de ação (fulano foi professor; o rapaz parece cansado).
Em suma, a identificação do predicativo do sujeito é o ponto-chave para reconhecer o verbo de ligação. Esta habilidade é essencial para questões de morfologia e análise sintática em concursos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
VERBO DE LIGAÇÃO:
FUNDAMENTAL PARA IDENTIFICAR O PREDICADO NOMINAL
NÃO INDICA AÇÃO, MAS ESTADO, SENTIMENTO, CARACTERÍSTICA DO SUJEITO (PREDICATIVO DO SUJEITO)
Estrutura: sujeito + verbo de ligação + predicativo do sujeito
Os VLs mais comuns: ser - estar - parecer - continuar - ficar - tornar-se - permanecer - andar (quando indica estado) - viver (em sentido figurado: ex. vive triste)
Exemplos:
Ela é inteligente.→ "é" não indica ação, mas liga o sujeito ("ela") ao predicativo ("inteligente").
O dia está lindo.→ "está" liga "o dia" à qualidade "lindo".
João ficou triste.→ "ficou" liga "João" ao estado "triste".
A sala parecia silenciosa.→ "parecia" liga "a sala" à característica "silenciosa".
Cuidado: Nem todo "ser", "estar", "ficar" será VL!
Depende do sentido. Veja:
"Ele está no trabalho."→ Verbo transitivo indireto, pois há lugar, não predicativo.
"Ele está cansado."→ Verbo de ligação, pois "cansado" é uma característica do sujeito.
verbos de ligação:
Ser, Estar, Parecer, Ficar, Permanecer, Continuar, Tornar-se, Virar, Andar, Encontrar-se.
Função dos verbos de ligação
Indicar um estado, modo, sentimento ou condição
Ligar o sujeito do enunciado a uma característica
ser estar andar ficar parecer permanecer continuar, virar e tornar.
Esse “foi” é forma do verbo ser, que aqui indica estado, identificação ou atribuição de uma qualidade a Catarina Chagas.
Exemplos comuns de verbos de ligação incluem: ser, estar, ficar, parecer, permanecer e continuar.
Por exemplo, na frase "Ele é feliz", "é" é o verbo de ligação, e "feliz" é o predicativo do sujeito "Ele".
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo