Uma paciente com antecedente de mamoplastia de aumento ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3125573 Medicina
    Uma paciente com antecedente de mamoplastia de aumento há nove anos relatou ter notado discreto aumento da mama direita alguns meses após um trauma esportivo e foi submetida à ultrassonografia, que evidenciou coleção de aproximadamente 100 ml.

Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: A questão explora o diagnóstico diferencial do seroma tardio em paciente com implante mamário, condição importante por sua associação com o Linfoma Anaplásico de Grandes Células associado a Implante Mamário (BIA-ALCL). O reconhecimento desse quadro na prática clínica exige raciocínio detalhado e domínio dos marcadores laboratoriais indicativos da doença.

Justificativa da alternativa correta (E): A conduta precisa, diante de seroma tardio (>1 ano após o implante) em paciente com prótese mamária, é realizar a punção do líquido ao redor do implante e enviar esse material para investigação citológica e imuno-histoquímica. O objetivo é pesquisar marcadores específicos para BIA-ALCL: CD30 positivo e ALK negativo. De acordo com a literatura e sociedades de mastologia, esse é o passo inicial e indispensável para estabelecer o diagnóstico.

Análise das alternativas incorretas:

A) A troca da prótese não é indicada antes da confirmação diagnóstica. Apesar da RNM poder auxiliar, não substitui a análise citológica e imuno-histoquímica do líquido.
B) A biópsia da cápsula NÃO é a primeira conduta. O correto é examinar inicialmente o seroma, cuja coleta é menos invasiva e oferece resposta clínica mais rápida.
C) Conduta típica de seroma precoce (pós-operatório imediato), mas inadequada para seroma tardio, especialmente quando há suspeita de tumor linfoproliferativo.
D) A capsulectomia total e explante só são indicados após confirmação diagnóstica de BIA‑ALCL. Se os marcadores são CD30 e ALK negativos, BIA‑ALCL se torna improvável.

Dica de prova: Fique atento ao termo "seroma tardio" (>1 ano do implante): ele exige investigação para BIA-ALCL em toda paciente com aumento de volume mamário. Além disso, memorize os marcadores: CD30+ e ALK− caracterizam o linfoma. Essa abordagem é enfatizada em revisões sistemáticas e diretrizes das sociedades de mastologia e oncologia.

Segundo revisão publicada pela Revista Brasileira de Cirurgia Plástica: “A punção do líquido periprotético para citologia e imuno-histoquímica (CD30+/ALK–) é essencial no diagnóstico do BIA-ALCL.”

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo