De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2021 Banca: PR-4 UFRJ Órgão: UFRJ Prova: PR-4 UFRJ - 2021 - UFRJ - Químico - Geral |
Q1881001 Química
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão, o que equivale a 4,4% da população mundial. Só no Brasil estima-se que mais de 11 milhões de pessoas sejam afetadas pela depressão (5,8% da população nacional). O Brasil é o país que possui mais casos na América Latina e o segundo nas Américas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que têm 5,9% de depressivos em sua população. Um estudo da OMS prevê que a depressão será a maior causa de incapacidade no mundo até o ano de 2020. No Brasil, é considerada a segunda causa de afastamento do trabalho, só perdendo para as Lesões por Esforço Repetitivo (LER), também denominadas Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Os medicamentos capazes de curar a depressão são os antidepressivos e os ansiolíticos. A seguir estão algumas estruturas moleculares de ansiolíticos.

Imagem associada para resolução da questão

Analise as afirmativas sobre os ansiolíticos diazepam, clonazepam e bromazepam.

I. São classificados como benzodiazepínicos, pois apresentam em comum em suas estruturas um anel benzeno e um anel diazepínico.
II. A função imina e um halogênio aparecem em todas as estruturas.
III. O bromozepam apresenta em sua estrutura um anel piridina.
IV. A função cetona aparece em todas as estruturas.
V. O diazepam apresenta uma amina terciária, enquanto o clonazepam e o bromazepam apresentam aminas secundárias em suas estruturas.

Assinale a alternativa contendo apenas as afirmativas verdadeiras.
Alternativas