Um paciente do sexo masculino, com 43 anos, queixa-se de do...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1394822 Medicina
Um paciente do sexo masculino, com 43 anos, queixa-se de dor lombar esquerda, de forte intensidade, em cólica, com irradiação para a virilha, com início há cinco horas, associada a náuseas e vômitos e à hematúria macroscópica. Ao exame clínico, os sinais vitais apresentam-se normais, exceto pela taquicardia. Considerando o diagnóstico de litíase urinária, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: A questão aborda a litíase urinária, quadro clínico comum no pronto atendimento, caracterizado por dor lombar em cólica, frequentemente irradiada para a genitália, podendo cursar com hematúria, náuseas e vômitos. A identificação correta dos métodos diagnósticos depende do conhecimento sobre a composição dos cálculos e sua radiopacidade.

Justificativa para a alternativa incorreta (A):
Cálculos de cálcio são radiopacos e geralmente visíveis à radiografia simples de abdome. Já os cálculos de ácido úrico são, por definição, radiotransparentes — não aparecem em radiografias simples, conforme descrito no “Harrison’s Principles of Internal Medicine” (20ª ed., Capítulo 361). Assim, afirmar que ambos são radiopacos é incorreto.
Segundo o material didático da UNICAMP: “Cálculos de cálcio são radiopacos; os de ácido úrico, radiotransparentes, não visíveis ao RX simples.”
A ultrassonografia pode detectar cálculos renais de várias composições, mas tem sensibilidade limitada para ureterais.
Portanto, a alternativa A está INCORRETA.

Análise das demais alternativas:

B) Correto. Cálculos urinários menores que 5 mm são eliminados espontaneamente em mais de 70% dos casos (“UpToDate: Kidney stones in adults”).

C) Correto. Os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) são o tratamento de escolha para o alívio sintomático, reduzindo dor e espasmo ureteral (SB Urologia, 2021).

D) Errado. A maioria dos pacientes refere dor iniciando na lombar (em cólica renal típica); a porcentagem real é muito superior a 34% (Harrison’s, 20ª ed.). Trata-se de uma pegadinha de percentual.

E) Correto. Após os 60 anos, as diferenças de incidência entre os sexos tendem a desaparecer devido à influência hormonal (Ministério da Saúde, PCDT)

Dica de prova: Fique atento a detalhes como tipo e visualização do cálculo (radiopaco x radiotransparente). Percentuais divergentes ou absolutos muito baixos/altos geralmente são pistas de pegadinha. Sempre associe a fisiopatologia à escolha do exame correto.

Resumo: A alternativa A está INCORRETA pois erra ao afirmar que cálculos de ácido úrico são radiopacos e sempre visíveis ao RX simples. Bons estudos!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a letra A, pois é correta a afirmação de que os cálculos de cálcio e ácido úrico podem ser identificados pela radiografia simples de abdômen e pela ultrassonografia abdominal, já que ambos são radiopacos. A opção B também é verdadeira, pois grande parte dos cálculos urinários menores de 5 mm são expulsos naturalmente pelo paciente. Já a alternativa C é incorreta, pois os anti-inflamatórios não esteroides não são o tratamento de primeira linha no alívio sintomático da cólica renal. O tratamento é feito com analgésicos e anti-inflamatórios específicos para cólica renal. A opção D é verdadeira, já que nem todas as pessoas com cólica renal apresentam dor lombar no início dos sintomas. E, por fim, a alternativa E é incorreta, pois a incidência de cólica renal aumenta com a idade e é mais comum em homens do que em mulheres.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo