A etapa do Ciclo da Assistência Farmacêutica em que acontec...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A - seleção.
No contexto da Assistência Farmacêutica, o ciclo que envolve a gestão de medicamentos é fundamental para garantir que os medicamentos certos cheguem à população. Esse ciclo é composto por várias etapas, das quais a seleção é a primeira e uma das mais importantes.
Seleção refere-se à escolha criteriosa dos medicamentos que serão utilizados e disponibilizados no sistema de saúde. Essa escolha é feita com base em critérios epidemiológicos, técnicos e econômicos. A responsabilidade por essa escolha geralmente recai sobre a Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), que analisa quais medicamentos são mais adequados para tratar as condições de saúde prevalentes na população, levando em consideração a eficácia, segurança e custo.
Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:
B - Dispensação: Esta etapa se refere à entrega dos medicamentos ao paciente, juntamente com a devida orientação sobre seu uso. Não está relacionada à escolha dos medicamentos.
C - Distribuição: Trata-se do processo logístico de fazer com que os medicamentos cheguem aos pontos de dispensação. Apesar de ser uma etapa crucial, não diz respeito à escolha dos medicamentos.
D - Aquisição: É a fase de compra dos medicamentos previamente selecionados. Novamente, não envolve a seleção em si, mas sim a obtenção dos medicamentos escolhidos.
E - Programação: Concerne ao planejamento das quantidades de medicamentos que serão adquiridas, para evitar faltas ou excessos. Também não se relaciona diretamente à seleção dos medicamentos.
Compreender as diferenças entre essas etapas é essencial para garantir um sistema de saúde que funcione de forma eficaz e eficiente, atendendo às necessidades da população com qualidade.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Selecionar = escolher
A alternativa correta é a A: seleção.
Abaixo, os pontos que justificam essa resposta com base no material:
• Definição: A seleção é descrita como um processo que antecede a compra, no qual se destaca a necessidade, eficácia, segurança, qualidade e a relação benefício/custo dos produtos.
• Papel da CFT: A Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) é o órgão técnico e consultivo responsável por participar de forma contundente nesse processo, selecionando insumos e medicamentos padronizados para o hospital com base em critérios de farmacoterapia baseada em evidências e uso racional.
• Critérios: Embora a questão mencione critérios "epidemiológicos, técnicos e econômicos", as fontes reforçam que o objetivo é definir os medicamentos para suprir as necessidades do hospital seguindo critérios de eficácia e segurança, seguidos por qualidade e custo.
As demais alternativas referem-se a outras etapas do ciclo: a programação (E) define quantidades baseadas no estoque e prazos; a aquisição (D) é o processo de compra propriamente dito; a distribuição (C) foca na logística de entrega e a dispensação (B) é a entrega do medicamento ao paciente mediante prescrição.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo