Assinale a alternativa em que a expressão em destaque indica...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2773148 Português

Leia o texto IV para responder às questões 04 e 05.

Texto IV


Esperança


Mário Quintana


Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano

Vive uma louca chamada Esperança

E ela pensa que quando todas as sirenas

Todas as buzinas

Todos os reco-recos tocarem

Atira-se

E — ó delicioso voo!

Ela será encontrada miraculosamente incólume na

calçada,

Outra vez criança…

E em torno dela indagará o povo:

— Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?

E ela lhes dirá

(É preciso dizer-lhes tudo de novo!)

Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:

— O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA…

Assinale a alternativa em que a expressão em destaque indica o PREDICADO VERBAL da oração.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão proposta e entender por que a alternativa D é a correta.

1. Interpretação do tema: A questão aborda o predicado verbal, que se refere à parte da oração que contém um verbo que expressa uma ação, sem a presença de um verbo de ligação. O predicado verbal é caracterizado por um verbo transitivo ou intransitivo que não liga o sujeito a um predicativo.

2. Norma gramatical: Segundo a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, o predicado verbal é aquele que tem como núcleo um verbo que não é de ligação. Por exemplo, na frase "Ela dirá bem devagarinho", o verbo "dirá" indica uma ação.

3. Análise da alternativa correta: A alternativa D traz a expressão “Ela lhes dirá bem devagarinho,”. Aqui, o verbo "dirá" é um verbo de ação e, portanto, a frase apresenta um predicado verbal. A estrutura da oração é clara, e o verbo expressa uma ação que a "Ela" realiza.

4. Justificativa das alternativas incorretas:

A - “Vive uma louca chamada Esperança.” Nesta frase, o verbo "vive" é um verbo de ação, mas a expressão "chamada Esperança" funciona como um complemento, tornando esta alternativa um predicado nominal, pois "chamada" é um adjetivo que caracteriza a "louca".

B - “E ela pensa que quando todas as sirenas todas as buzinas Todos os reco-recos tocarem.” A expressão "todas as sirenas, todas as buzinas, todos os reco-recos tocarem" não é um predicado verbal, mas sim uma oração subordinada que complementa o verbo "pensa". Portanto, não se encaixa na definição de predicado verbal.

C - “— Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?” Aqui, a frase apresenta o verbo "é", que é um verbo de ligação, o que a classifica como um predicado nominal, não verbal.

E - “— O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA…” Novamente, o verbo "é" atua como verbo de ligação, indicando que o sujeito "o meu nome" é igual a "ES-PE-RAN-ÇA". Portanto, trata-se de um predicado nominal.

Conclusão: A alternativa D é a única que apresenta um predicado verbal correto, pois contém um verbo que expressa ação e não ligação. Compreender a diferença entre predicado verbal e nominal é crucial para a interpretação de questões semelhantes.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo