Sobre a atenção à saúde do adolescente no Sistema de Atendim...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2433793 Serviço Social

Sobre a atenção à saúde do adolescente no Sistema de Atendimento Socioeducativo, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é a atenção à saúde do adolescente no Sistema de Atendimento Socioeducativo. Esta é uma área crítica dentro das políticas públicas, pois envolve a proteção dos direitos de adolescentes em um contexto vulnerável. Compreender as normativas que regem esse atendimento é essencial para garantir os direitos básicos, como saúde, educação e proteção social, conforme preconizado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pelas diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Alternativa A - Correta: A afirmação de que "O filho de adolescente, que se encontra em estabelecimento de atendimento socioeducativo, não terá tal informação lançada em seu registro de nascimento" está correta. Isso ocorre porque o registro de nascimento é um documento que visa proteger a identidade e a privacidade, assegurando que informações sensíveis e que possam causar estigma não sejam indevidamente divulgadas, conforme preconizado pelo ECA.

Alternativa B - Incorreta: A ideia de que entidades de atendimento socioeducativo estão dispensadas de prestar orientações sobre o acesso ao SUS é errada. Pelo contrário, a educação em saúde é um direito fundamental dos adolescentes, e as entidades devem garantir que os socioeducandos tenham pleno acesso e informação sobre os serviços de saúde.

Alternativa C - Incorreta: A afirmação de que as condições para que a adolescente permaneça com seu filho durante a amamentação não devem ser asseguradas é incorreta. O direito à amamentação é um dos direitos fundamentais da criança e deve ser garantido, sempre que possível, por meio da convivência com a mãe.

Alternativa D - Incorreta: A afirmação de que as entidades não devem dispor de uma equipe mínima de profissionais de saúde é falsa. Conforme as diretrizes do SUS, é imperativo que haja uma equipe de saúde adequada para garantir o atendimento integral e equitativo aos adolescentes em privação de liberdade, respeitando as orientações de saúde pública.

Espero que esta explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre a questão. Lembre-se de sempre relacionar o contexto das políticas públicas com os direitos fundamentais de crianças e adolescentes. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo