Esse tipo de expressão artística encontrase espalhada por to...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3574240 Artes Visuais
Esse tipo de expressão artística encontrase espalhada por todo o mundo. Surgiu nos Estados Unidos, na década de 70, e tem um caráter dinâmico e passageiro. Então normalmente é associada à fotografia, que permite seu registro duradouro. Assim, essas manifestações populares permitem o encontro das pessoas com a arte independente. Ainda assim, alguns artistas de rua conseguiram um lugar de destaque e reconhecimento mundial pela mídia, indústria e diversos meios de comunicação de massa. No Brasil, a arte de rua aparece na década de 70, mais precisamente com as obras de grafite nas paredes da cidade de São Paulo. Curiosamente surgiu numa época conturbada da história do país, com a Ditadura Militar.

(Por: Laura Aidar. Arte-educadora, fotógrafa e artista visual) – (https://www.todamateria.com.br/artesvisuais)

Os dados da informação contêm características que identificam a “Arte ________________________”:

Marque a alternativa com a palavra correta para completar o enunciado.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - Urbana

1. Tema central: O foco da questão é identificar características essenciais da arte de rua, também conhecida como arte urbana. Esse tema é importante nos concursos porque aborda manifestações de artes visuais ligadas ao espaço público e à interação social, fundamentais para entender a arte contemporânea em contextos sociais e históricos.

2. Resumo teórico: A arte urbana refere-se a expressões artísticas realizadas em espaços públicos, especialmente nas cidades, como grafite, murais, intervenções e performances. É marcada por seu caráter efêmero, sua relação direta com a comunidade e sua função crítica ou de embelezamento do ambiente urbano. Como destaca o texto de apoio, esse tipo de arte surgiu nos EUA na década de 1970, com forte presença nas ruas e reconhecimento até pela indústria cultural.

Fontes: Referências como Lucchesi, Sônia. “Arte Urbana: História e Linguagem”, além dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte, confirmam essas características.

3. Justificativa da alternativa correta: A palavra “Urbana” encaixa-se perfeitamente, pois o enunciado descreve manifestações artísticas feitas em espaços públicos das cidades (grafite, arte de rua, etc.), surgidas em São Paulo nos anos 70. Técnicas como o grafite são a essência da arte urbana, como explicitado no texto.

4. Análise das alternativas incorretas:

  • A - Crítico-coletiva: Embora a arte urbana possa ser crítica e coletiva, o termo não é consagrado para esse movimento específico.
  • C - Visual liberal: Não existe uma classificação reconhecida com esse nome em artes visuais.
  • D - Efêmera: Apesar de ser uma característica da arte urbana, "efêmera" não define o tipo de arte, mas sim sua durabilidade.
  • E - Estética contemporânea: É um termo genérico, pois engloba muitas formas de arte atuais, não exclusivamente as de rua.

5. Estratégia de interpretação: Ao analisar a questão, busque palavras-chave no texto como “rua”, “grafite”, “paredes da cidade” e “São Paulo década de 70”. Isso direciona à arte urbana. Evite cair em pegadinhas de alternativas muito genéricas ou que só descrevem características, não o movimento principal.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo