De acordo com a Lei nº 9696/98, lei de regulamentação do Pr...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E
Fundamento decisivo: O ponto decisivo era verificar, no art. 2º da Lei nº 9.696/1998, qual alternativa fugia das hipóteses legais de inscrição. A E é a única que acrescenta condição não prevista na norma.
- Quando a lei usa fórmula fechada como “apenas serão inscritos”, trate o rol como taxativo e desconfie de alternativa que acrescente requisito.
- Em questões com “EXCETO”, elimine primeiro as opções que reproduzem literalmente o texto legal antes de procurar a incompatível.
- Se a alternativa combinar dois incisos da lei sem alterar seu conteúdo, ela continua compatível com a norma.
- No diploma estrangeiro, o ponto decisivo é a revalidação na forma da legislação em vigor; não se pode exigir condição extra sem previsão legal.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo