Considere o texto e os itens abaixo. O fato básico e crucial...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: FCC Órgão: SEDU-ES Prova: FCC - 2016 - SEDU-ES - Professor - História |
Q720417 História
Considere o texto e os itens abaixo. 
O fato básico e crucial, que nunca é demais repetir, é que o sistema da Guerra Fria é altamente funcional para as superpotências, e é por isso que ele persiste, apesar da probabilidade de mútua aniquilação no caso de falha acidental, que ocorrerá mais cedo ou mais tarde. A Guerra Fria fornece um arcabouço onde cada uma das superpotências pode usar a força e a violência para controlar seus próprios domínios contra os que buscavam um grau de independência no interior dos blocos – apelando à ameaça da superpotência inimiga, para mobilizar sua própria população e a de seus aliados.
(CHOMSKY, Noan. Armas estratégicas, Guerra Fria e Terceiro Mundo. In: THOMPSON, Edward (org.). Exterminismo e Guerra fria. São Paulo: Brasiliense, 1985, p. 190)

I. Apregoando que, por trás dos sandinistas estavam os soviéticos, os EUA garantiam moralmente perante a humanidade o seu direito de agredir a Nicarágua.
II. A URSS invadiu o Afeganistão alegando que a suposta presença norte-americana naquele país representava uma ameaça para os soviéticos.
O texto e os itens permitem afirmar que Chomsky defende a ideia de que, para os norte-americanos e os soviéticos, a 





Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito Comentado: A assertiva correta seria a que indica que a substituição da política de confronto entre os Estados Unidos e a União Soviética por uma política de coexistência pacífica durante a Guerra Fria teve um papel significativo, pois promoveu a divisão de influências no Terceiro Mundo entre as superpotências.

Essa divisão permitiu que ambas as nações utilizassem estratégias para estender seu controle e influência sobre países em desenvolvimento, muitas vezes justificando intervenções militares ou econômicas sob o pretexto de resistir à influência adversária. Neste contexto, a coexistência pacífica não significou uma paz genuína, mas sim uma estratégia para consolidar e expandir esferas de influência mediante táticas que, muitas vezes, resultaram em conflitos e instabilidade nas regiões do Terceiro Mundo.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Nessa época, denominada de guerra fria, não houve o confronto aberto e direto entre as duas superpotências, que envolveria  um temido confronto nuclear. Então, as duas superpotências passaram a disputar poder de influência em todo o mundo.Houve envolvimento dos Estados Unidos e da União Soviética em diversas guerras regionais, onde cada potência apoiava um dos lados em guerra. Neste contexto, os chamados países não alinhados mantiveram-se fora do conflito, não se alinhando aos blocos pró-URSS ou pró-Estados Unidos, formando um "terceiro bloco" de países neutros: o Movimento Não Alinhado.

 

Eu marquei a letra A, mas fiquei em dúvida, daí mudei para a letra D.

Pra mim as letras A, D e E falam a mesma coisa com palavras diferentes.

Assertivas com redação confusa

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo