No plano internacional, o episódio narrado trouxe, como uma ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: FCC Órgão: SEDU-ES Prova: FCC - 2016 - SEDU-ES - Professor - História |
Q720403 História

   O Marechal Junot, da infantaria francesa, entrou em Lisboa junto com a chuva. Uma chuva fina, matinal, que agulhava os ossos. A corte tinha de fugir, conforme o combinado com a Inglaterra.

   Os fujões quiseram raspar até a prata dos altares. Em suas arcas, atacharam pra mais de 80 milhões de cruzados, em ouro e diamantes. (Curiosa ironia: migalhas da riqueza iam de volta, agora, para o Brasil.)

   O cais de Belém lembrava uma feira, mas feira do inferno. Lacaios se entrechocavam e mordiam. Marujos ingleses berravam palavrões cabeludos por sobre as cabeças das senhoras. A um simples estouro de cavalos, centenas de peralvilhas jogavam-se ao mar. A quem assistisse – 15 mil nobres embarcando em 36 navios – o espetáculo podia ser divertido, jamais bonito.

   E D. João? Corria que já embarcara. Mas quando? Perguntava a turba com raiva, contida pela fileira de soldados. ‘Foi aquela criada grandona, andar de pata choca, não vira?’ O covarde disfarçara-se. Agora é a vez da rainha-mãe. Arrancada aos murros, a demente sorve aflitivamente o ar das ruas: há 16 anos não a tiram da cela. (...)

   Achavam que a coitada não percebia nada. A chuva, contudo, acordou-lhe a razão. Começou a berrar.

   – Não corram tanto! Acreditaram que estamos fugindo. Por que fugir sem ter combatido?


(In: SANTOS, Joel Rufino dos. História do Brasil. São Paulo: Marco editorial, 1979, p. 77) 

No plano internacional, o episódio narrado trouxe, como uma de suas consequências, o que está afirmado em:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O episódio histórico em questão descreve a fuga da corte portuguesa para o Brasil, diante da invasão das tropas francesas comandadas por Marechal Junot a Lisboa. Este movimento teve repercussões significativas no cenário internacional, especialmente nas relações entre Portugal, sua colônia brasileira e a Inglaterra.

Entre as alternativas apresentadas, a correta é a letra C. A fuga da família real portuguesa culminou em uma consequência importante: a consolidação da influência britânica sobre o Império colonial português. Este evento foi um passo decisivo para a abertura do mercado brasileiro aos produtos industriais ingleses, resultando em manufaturas lusitanas sendo taxadas com impostos mais altos.

A abertura dos portos às nações amigas - um decreto assinado por D. João, que beneficiava principalmente a Inglaterra - é um exemplo claro dessa influência, permitindo que os produtos britânicos entrassem no Brasil pagando tarifas alfandegárias mais baixas do que aquelas aplicadas aos produtos portugueses, o que representou um grande avanço para a penetração do capitalismo industrial britânico no Brasil.

Portanto, a alternativa C é a que corretamente identifica uma das consequências do episódio narrado, destacando a posição estratégica que a Inglaterra conquistou em relação ao Império colonial português e aos mercados ultramarinos, em decorrência da crise provocada pelas invasões napoleônicas.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

C) a abertura dos portos

O fato possibilitou aos ingleses consolidarem definitivamente sua posição sobre o Império colonial português com a abertura do mercado brasileiro aos seus produtos industriais, que passaram pagar menos impostos que as manufaturas lusitanas.

C) a abertura dos portos

Esse dia foi tão louco que até a demente-mor foi vista em seu perfeito juízo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo