A febre reumática (FR) é uma doença inflamatória, podendo a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1845910 Medicina
A febre reumática (FR) é uma doença inflamatória, podendo acometer articulações, o coração, o cérebro e a pele. O agente etiológico comumente associado a essa febre é o 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Esta questão aborda a febre reumática, importante doença inflamatória sistêmica, que pode afetar articulações, coração, pele e sistema nervoso central após infecção por um agente bacteriano específico.

Alternativa correta: A) Streptococcus pyogenes

Justificativa: A febre reumática resulta principalmente de uma reação imunológica tardia após infecção da orofaringe por Streptococcus pyogenes, o chamado estreptococo beta-hemolítico do grupo A. A doença não decorre de infecção direta, mas sim de mecanismos de autoimunidade mediada por mimetismo molecular, onde os anticorpos gerados contra o patógeno reconhecem antígenos semelhantes nos tecidos do hospedeiro, promovendo lesão principalmente cardíaca (cardite reumática), poliartrite migratória, eritema marginado, nódulos subcutâneos e a coreia de Sydenham.

De acordo com o Protocolo Clínico do Ministério da Saúde: "A prevenção da febre reumática requer tratamento adequado da faringite estreptocócica [...] A droga de escolha para o tratamento é a penicilina benzatina...". Portanto, o reconhecimento e tratamento precoce da faringite causada por S. pyogenes é fundamental para impedir a evolução para febre reumática.

Análise das alternativas incorretas:

  • B) Streptococcus beta-hemolítico do grupo B: Causa principalmente infecções neo-natais (sepse, meningite) e não está associado à febre reumática.
  • C) Streptococcus viridans: Associado a endocardite subaguda em valvopatias crônicas, mas não causa febre reumática.
  • D) Staphylococcus aureus: Responsável por uma série de infecções piogênicas, inclusive osteomielite e artrite séptica, porém não ligado à fisiopatologia da febre reumática.
  • E) Staphylococcus epidermidis: Típico patógeno oportunista, comum em infecção de próteses; também sem relação com febre reumática.

Dica para provas: Quando a questão falar de relação direta entre faringite estreptocócica e doença reumática, sempre pense no grupo A. Grupo B é neonatal, viridans é endocardite, estafilococos são piógenos, mas nunca causam febre reumática.

Resumo prático: Sempre trate infecções de garganta causadas por estreptococo do grupo A precocemente; só assim se previne a febre reumática – esse é o ponto-chave assistencial e epidemiológico!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta completa seria:

Streptococcus pyogenes beta-hemolítico do grupo A. 

A febre reumática é uma das principais complicações caudadas pelo S. pyogenes (EBG), sendo decorrente de uma resposta imune tardia a faringoamigdalite em população geneticamente predispostas, sendo comum em idade pediátrica, entre 3 a 23 anos.

Gabarito: A

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo