O diagnóstico da bacteriúria assintomática envolve critérios...
I Nesses casos, há evidências para a indicação de tratamento em pacientes gestantes. II Nesses casos, há evidências para a indicação de tratamento em pacientes em programação para cirurgia urológica. III Nesses casos, há evidências para a indicação de tratamento em pacientes com mais de sessenta anos de idade. IV Nesses casos, há evidências para a indicação de tratamento em pacientes com presença de lesão raquimedular.
A quantidade de itens certos é igual a
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: A questão aborda bacteriúria assintomática, que é a presença de bactéria significativa na urina sem sintomas clínicos de infecção urinária. Compreender quais situações exigem tratamento é ponto-chave na prática clínica, especialmente para evitar uso indevido de antibióticos.
Análise e fundamentação:
Item I – Gestantes: Certo. Há indicação forte de tratamento. Como destaca o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) Infecção do Trato Urinário do Ministério da Saúde: “todas as gestantes devem ser rastreadas e, caso positivo, tratadas para bacteriúria assintomática” (p.17), pois isso reduz risco de pielonefrite, parto prematuro e complicações neonatais.
Item II – Cirurgia urológica: Certo. O tratamento está indicado para pacientes em preparo para cirurgias urológicas que envolvam manipulação de mucosa, conforme destaca a IDSA 2019: “pacientes submetidos a procedimentos urológicos devem receber antibióticos para prevenir bacteremia e infecção”.
Pegadinha: Itens que sugerem tratamento apenas por idade ou certas condições clínicas SEM sintomas não devem ser tratados, evidenciando a necessidade de atenção à leitura!
Item III – Maiores de 60 anos: Errado. Não se deve tratar idosos assintomáticos exceto gestantes ou preparo cirúrgico. O Projeto Diretrizes AMB é enfático: “não tratar bacteriúria assintomática em idosos” (p.6), pois não há benefício e há risco de resistência e eventos adversos.
Item IV – Lesão raquimedular: Errado. Apesar do alto risco de complicações, tratar bacteriúria assintomática em pacientes com lesão medular NÃO traz benefício comprovado e pode aumentar resistência bacteriana. Diretrizes da IDSA e Ministério da Saúde orientam não tratar, exceto se o paciente apresentar sintomas claros.
Diagnóstico: Critérios incluem urocultura positiva ≥105 UFC/mL em duas amostras sucessivas em mulheres ou uma em homens, sem sintomas urinários.
Portanto, apenas os itens I e II estão corretos. Alternativa C (2 itens certos).
Estratégia:
Fique atento às exceções. A indicação de tratamento na bacteriúria assintomática é restrita e bem definida nas diretrizes!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I Nesses casos, há evidências para a indicação de tratamento em pacientes gestantes. II Nesses casos, há evidências para a indicação de tratamento em pacientes em programação para cirurgia urológica
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo