A pobreza urbana, no Brasil, reveste-se de peculiaridades qu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q313156 Engenharia Ambiental e Sanitária
Imagem 001.jpg

Considerando o fragmento de texto acima, os múltiplos aspectos que ele engloba e os processos recentes de transformação nas cidades e no campo, julgue os itens a seguir.
A pobreza urbana, no Brasil, reveste-se de peculiaridades que dizem respeito a expressões espaciais e ambientais, bem como a mudanças demográficas oriundas do desenvolvimento da indústria, que induziram a transferência de populações do campo para as cidades.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CERTA.

Quando as indústrias se desenvolvem, mais as pessoas se transferem do campo para as cidades, causando mudança demográfica. Infelizmente, o aumento desordenado leva estas pessoas a ocuparem áreas de risco.

Acertei mas achei doida essa questao muitas coisas englobam riqueza e pobreza uma coisa leva a outra e os dois lados da moeda se um ganha alguem perde! Essa e minha justificativa pra essa questao doida!

Em regra, há uma segregação espacial nas cidades. Geralmente, quanto maior a cidade, mais

ela se manifesta internamente. Há os bairros de população rica, de população de média renda e de

população pobre. Os bairros populares, além de serem os mais carentes em infraestrutura e oferta

de serviços públicos, são os que mais sofrem com os problemas ambientais urbanos. Isso é a

expressão espacial e ambiental citada na questão. A rápida industrialização brasileira acelerou a urbanização do país e o êxodo rural. A população rural que migrou para as cidades em busca de emprego e melhores condições de vida foi

residir nos bairros populares e engrossar o cordão de favelas e a pobreza urbana.


Gabarito: Certo


Leandro Signori

Certo.

A pobreza urbana no Brasil apresenta peculiaridades espaciais e ambientais, que se refletem, por exemplo, em favelas, ocupações irregulares e loteamentos precários. Esses fenômenos estão intimamente ligados ao processo de urbanização acelerada, especialmente durante o desenvolvimento industrial, quando houve um grande movimento de migração de populações do campo para as cidades em busca de melhores condições de trabalho e de vida. Esse processo de urbanização, no entanto, muitas vezes não foi acompanhado de planejamento adequado das cidades, o que resultou em carências estruturais e desigualdades sociais, refletindo na exclusão de muitas pessoas das condições mínimas de habitação, saneamento, transporte e educação.

Além disso, a pobreza urbana também está associada a mudanças demográficas que impactaram o crescimento desordenado das cidades, com aumento da população de baixa renda, frequentemente morando em áreas com infraestrutura deficiente. A expansão descontrolada das áreas urbanas, sem a devida gestão de recursos públicos e investimentos em infraestrutura, tornou a pobreza urbana ainda mais visível e difícil de ser combatida.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo