Com base na Lei n.º 8.080/1990, determine V para verdadeiro...
(__) As Comissões Intergestores Bipartite e Tripartite são reconhecidas como foros de negociação e pactuação entre gestores, quanto aos aspectos operacionais do Sistema Único de Saúde (SUS).
(__) O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) são reconhecidos como entidades representativas dos entes estaduais e municipais para tratar de matérias referentes à saúde e declarados de utilidade pública e de relevante função social, na forma do regulamento.
(__) O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) receberão recursos por meio de repasses diretos do Tesouro Nacional, sendo vedado o uso do Fundo Nacional de Saúde, para auxiliar no custeio de suas despesas institucionais.
Agora, assinale a sequência CORRETA:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: D
Fundamento decisivo: A decisão dependia de verificar se os três enunciados reproduziam, ou não, o texto legal sobre Comissões Intergestores e sobre CONASS/CONASEMS. A leitura dos dispositivos indicados conduz à sequência V-V-F.
- Quando a questão mencionar Comissões Intergestores Bipartite e Tripartite, confira se a redação fala em reconhecimento legal como foros de negociação e pactuação nos aspectos operacionais do SUS.
- Quando aparecerem CONASS e CONASEMS, separe duas informações: reconhecimento como entidades representativas e recebimento de recursos via Fundo Nacional de Saúde.
- Em itens de V/F sobre lei, atenção a inversões pontuais de expressão normativa, especialmente quando a banca troca autorização expressa por vedação.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo