Em sua obra Dialética da Colonização, Alfredo Bosi,
referindo-se à ação de jesuítas como José de Anchieta na
Colonização do Brasil, nos diz que “Como nas cruzadas e
nas guerras santas, a religião e a moral coletiva degradamse rápida e violentamente à pura ferramenta do poder; e o
que se ganha em eficiência tática perde-se em qualidade no
processo de humanização”.
BOSI, Alfredo. Dialética da Colonização. São Paulo: Companhia das
Letras, 1992, p.93.
Em relação ao processo de domínio e colonização do Brasil,
o trecho acima destacado aponta para
Incorreta. Gabarito oficial da banca:
Errou um tema comum da banca? Veja o que mais costuma cair no Raio-X. Ver raio-X
teste
Parabéns! Você acertou!
Essa questão segue o padrão da banca! Veja o que mais costuma cair. Ver raio-X