O tratamento da paciente deverá ser feito com pentoxifilina,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1375584 Medicina
Uma paciente com sessenta anos de idade foi atendida em emergência médica queixando-se de forte dor localizada na panturrilha direita associada à parestesia do pé direito. Segundo a paciente, a dor surgiu quando ela realizava caminhada, persistindo mesmo após repouso. Ao exame físico, a paciente apresentou pulsos pediosos diminuídos e palidez associada à redução da temperatura ao tato no pé direito.

Com base nesse caso clínico, julgue o item que se segue.
O tratamento da paciente deverá ser feito com pentoxifilina, devendo o médico prescrever, ainda, repouso e que a paciente mantenha a perna direita em elevação.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: E - errado

Tema central da questão: Esta questão se concentra no diagnóstico e tratamento de uma condição médica específica, neste caso, a doença arterial periférica (DAP), também conhecida como claudicação intermitente. Este é um problema circulatório comum em idosos, onde o estreitamento das artérias reduz o fluxo sanguíneo para os membros, geralmente as pernas, causando dor e outros sintomas.

Entendendo o caso clínico: A paciente apresenta dor na panturrilha direita durante a caminhada, que persiste mesmo em repouso, além de parestesia (sensação de formigamento) no pé, pulsos pediosos diminuídos, palidez e redução da temperatura no pé direito. Esses sinais são típicos de isquemia periférica, sugerindo DAP.

Análise da alternativa:

- A prescrição de pentoxifilina como tratamento principal está incorreta. Embora a pentoxifilina possa ser usada para melhorar a circulação em alguns casos de DAP, não é o tratamento de primeira linha. O manejo inicial da DAP geralmente inclui mudanças no estilo de vida, como exercícios supervisionados, controle de fatores de risco cardiovascular (como parar de fumar, controlar a pressão arterial e o diabetes), e uso de medicamentos antiplaquetários como o ácido acetilsalicílico (AAS).

- Além disso, a orientação de manter a perna em elevação não está alinhada com as práticas recomendadas para DAP. Normalmente, a elevação da perna pode piorar os sintomas de isquemia, pois reduz ainda mais o fluxo sanguíneo para a extremidade afetada. Em vez disso, a posição neutra ou dependente (pendurada) pode ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo.

Portanto, a afirmação dada é incorreta, pois não segue as diretrizes adequadas para o manejo do quadro clínico apresentado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão apresenta um caso clínico de uma paciente com sintomas de oclusão arterial aguda em membro inferior, uma condição que indica uma emergência vascular. Os sinais e sintomas relatados, como dor súbita, palidez, parestesia e redução de pulsos pediosos, são característicos dessa condição. A afirmação de que o tratamento deve ser feito com pentoxifilina está equivocada. A pentoxifilina é um vasodilatador que melhora a circulação do sangue, porém, em casos de oclusão arterial aguda, o tratamento inicial é cirúrgico, com o objetivo de restaurar rapidamente o fluxo sanguíneo e evitar complicações graves, como necrose e amputação do membro. Portanto, o tratamento sugerido na questão não é o mais adequado para a condição da paciente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo