As crianças estão interessadas em todo movimento que lhes s...
A partir dessas abordagens teóricas, julgue as afirmações do filósofo alemão Walter Benjamin:
I.As crianças são inclinadas de modo especial a procurar todo e qualquer lugar de trabalho onde visivelmente transcorre a atividade sobre as coisas. Sentem-se irresistivelmente atraídas pelo resíduo que surge na construção, no trabalho de jardinagem ou doméstico, na costura ou na marcenaria.
II.Em produtos residuais reconhecem o rosto que o mundo das coisas volta exatamente para elas, e para elas unicamente. Neles, elas menos imitam as obras dos adultos do que põem materiais de espécie muito diferente, através daquilo que com eles aprontam no brinquedo, em uma nova, brusca relação entre si.
III.Com isso as crianças formam para si seu mundo de coisas, um pequeno no grande, elas mesmas. Seria preciso ter em mira as normas desse pequeno mundo de coisas, se quer criar deliberadamente para as crianças e não se prefere deixar a atividade própria, com tudo aquilo que é nela requisito e instrumento, encontrar por si só o caminho que conduz a elas.
Está (ão) CORRETO (S) o que se afirma em:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: A
Fundamento decisivo: A questão exige reconhecer se as três proposições reproduzem o fragmento “Canteiro de obra”, de Rua de mão única, de Walter Benjamin; a correspondência textual das três determina a alternativa A.
- Ao avaliar afirmações sobre esse fragmento, reconheça a articulação entre atração pelos resíduos, recombinação dos materiais e constituição de um mundo infantil de coisas.
- Preserve a diferença entre destacar a criação infantil e negar absolutamente a imitação dos adultos.
- Relacione as normas do pequeno mundo às construções das próprias crianças, sem convertê-las em regras adultas ou em exigência de eliminar todo planejamento educativo.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo