O déficit de perfusão é o fenômeno que desencadeou o quadro ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1375558 Medicina

Um paciente com sessenta anos de idade, ao ser atendido em pronto-socorro, informou que, havia dois dias, apresentava dispneia aos mínimos esforços e tosse com expectoração clara. Ao ser indagado, afirmou fumar em torno de vinte maços de cigarro ao ano e fazer uso irregular da medicação anti-hipertensiva que lhe havia sido prescrita. Negou ter tido febre, sudorese, calafrios e perda de peso. No exame físico, apresentou cianose, com pressão arterial de 160 mmHg × 100 mmHg, frequência cardíaca de 120 bpm, frequência respiratória de 30 irpm, oximetria com saturação de oxigênio em 86% e ritmo cardíaco regular, em três tempos, com a presença de terceira bulha. A ausculta respiratória indicou crepitações expiratórias em ambas as regiões infraescapulares. O resultado da radiografia de tórax revelou cardiomegalia com cefalização da trama vasobrônquica, bem como o do eletrocardiograma identificou taquicardia sinusal e sobrecarga de câmaras esquerdas. O BNP medido foi de 1200 (normal = menor que 100 pg/mL).


Acerca do caso clínico apresentado, julgue o item seguinte.

O déficit de perfusão é o fenômeno que desencadeou o quadro de cianose do paciente.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: E) errado

Tema central: O mecanismo fisiopatológico responsável pelo surgimento de cianose em um paciente com insuficiência cardíaca congestiva (ICC).

Explicação didática:

A cianose é uma coloração azulada da pele e das mucosas provocada pelo aumento da hemoglobina desoxigenada no sangue arterial, geralmente acima de 5g/dL. Nos pacientes com ICC, o principal mecanismo que leva à cianose é a hipoxemia causada pela congestão pulmonar. Ou seja: o coração não consegue bombear o sangue adequadamente, ocasionando acúmulo de sangue e fluidos nos pulmões (edema pulmonar). Esse líquido dificulta as trocas gasosas, reduzindo a oxigenação do sangue. Consequentemente, há aumento de hemoglobina não-oxigenada e manifestação de cianose central.

Destaque das evidências e diretrizes:

Segundo o Manual MSD: "A cianose central (...) reflete hipoxemia grave."
Segundo o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Insuficiência Cardíaca: "O manejo de pacientes com IC é um desafio pelo caráter progressivo da doença."

Justificativa da alternativa correta:

A assertiva está ERRADA. No contexto apresentado, não é o déficit de perfusão quem desencadeia a cianose, mas sim a hipoxemia gerada pela congestão pulmonar. O déficit de perfusão periférica, que poderia gerar cianose periférica, seria mais esperado em estado de choque ou hipotensão extrema—não é o quadro típico deste caso, em que a cianose é central e secundária à congestão pulmonar.

Estratégia de prova:

Note que o enunciado apresenta crepitações pulmonares, BNP elevado, cardiomegalia e sinais de ICC. O termo “déficit de perfusão” é uma pegadinha comum. Sempre relacione a fisiopatologia à clínica observada e aos achados complementares.

Resumo: A cianose desse paciente resulta da hipoxemia induzida por edema pulmonar (troca gasosa prejudicada), e não de déficit de perfusão periférica.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta para essa afirmação é 'Falso'. A cianose, que é a coloração azulada na pele ou nas membranas mucosas devido ao baixo nível de oxigênio no sangue, no caso do paciente descrito, provavelmente foi causada por insuficiência cardíaca e não por um déficit de perfusão. A insuficiência cardíaca é sugerida por várias características do quadro clínico do paciente, como a presença de terceira bulha no exame físico, a cardiomegalia e cefalização da trama vasobrônquica na radiografia de tórax e o valor elevado do peptídeo natriurético cerebral (BNP). Esses sinais e sintomas indicam que o coração do paciente não está bombeando sangue de forma eficiente, o que pode levar à falta de oxigenação adequada dos tecidos e, consequentemente, à cianose. O déficit de perfusão, por outro lado, se refere a uma condição em que o fluxo sanguíneo para um tecido é inadequado para fornecer oxigênio e nutrientes necessários, o que não parece ser a principal causa da cianose neste caso.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo