O Estado neoliberal nos países periféricos implementa Progra...
O Estado neoliberal nos países periféricos implementa Programas de Ajuste Estrutural, que visam a tornar a economia desses países apta a concorrer no mercado mundializado.
Sobre esses ajustes, que repercutiram no mundo do trabalho, impactando o fazer profissional do assistente social, analise as afirmativas a seguir.
I. Eles estabeleceram níveis de empregabilidade para as populações vulneráveis, demandando do assistente social o estabelecimento de critérios de elegibilidade.
II. Eles confirmaram a assistência como objeto exclusivo do Serviço Social, demandando uma maior especialização do profissional.
III. Eles modificaram os espaços sócio-ocupacionais do assistente social, a partir de novas requisições profissionais, bem como novas formas de contratação.
Está correto o que afirma em
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre os Programas de Ajuste Estrutural no contexto do Estado neoliberal em países periféricos. Essa questão é muito importante para entender o impacto dessas políticas no mundo do trabalho, especialmente para os assistentes sociais.
Os Programas de Ajuste Estrutural são políticas econômicas implementadas com o objetivo de adaptar a economia de países em desenvolvimento ao mercado mundial. Essas políticas geralmente incluem a redução do papel do Estado na economia, a privatização de empresas estatais e a liberalização do mercado.
Agora, vamos analisar cada alternativa:
I. Eles estabeleceram níveis de empregabilidade para as populações vulneráveis, demandando do assistente social o estabelecimento de critérios de elegibilidade.
A afirmação I sugere que os ajustes estruturais determinaram níveis de empregabilidade específicos, o que não é uma característica central dos ajustes estruturais. Esses programas geralmente visam a reduzir o papel do Estado, não a criar critérios de elegibilidade específicos para populações vulneráveis. Portanto, essa afirmativa está incorreta.
II. Eles confirmaram a assistência como objeto exclusivo do Serviço Social, demandando uma maior especialização do profissional.
Os ajustes estruturais não confirmaram a assistência como objeto exclusivo do Serviço Social. Pelo contrário, essas políticas frequentemente reduzem o investimento em assistência social, pressionando outras áreas e profissionais além dos assistentes sociais. Assim, essa afirmação está incorreta.
III. Eles modificaram os espaços sócio-ocupacionais do assistente social, a partir de novas requisições profissionais, bem como novas formas de contratação.
A afirmação III está correta. Os ajustes estruturais, ao promoverem a reestruturação econômica, alteram os espaços de atuação e as demandas dos assistentes sociais, levando a mudanças nos métodos de contratação e nas exigências profissionais.
Alternativa correta: A - III, somente.
Em suma, compreender as implicações dos Programas de Ajuste Estrutural é essencial para profissionais do serviço social, pois essas políticas impactam diretamente suas funções e o cenário socioeconômico em que atuam.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA A
III ===> A precarização do trabalho – que não é um fenômeno recente em nosso país – assume novas proporções, que atingem a todos indiscriminadamente, em diferentes graus e intensidades, dada a sua condição permanente e não provisória. Resultado disso é a supressão da profissionalização sob um viés de multifuncionalidade, pois torna-se cada vez mais requisitado o profissional polivalente, que trabalha com metas preestabelecidas, deixando de lado o cunho intelectual da profissão e se sub- especializando, colocando em xeque, portanto, a utilização da teoria social crítica (MOTA,2014).
I. Eles estabeleceram níveis de empregabilidade para as populações vulneráveis, demandando do assistente social o estabelecimento de critérios de elegibilidade. ===> pelo contrário, nem empregos existiam mais.
II. Eles confirmaram a assistência como objeto exclusivo do Serviço Social, demandando uma maior especialização do profissional. ===> a Assistência foi alvo do mais grave redimensionamento que houve, sendo transferido para diversos setores e usada como uma forma filantrópica e de benevolência.
REFERÊNCIA:www.abepss.org.br/arquivos/anexos/os-espacos-socio-ocupacionais-do-assistente-social-marilda-201608200501015865260.pdf
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Eu caí no item I por conta dos 'níveis de empregabilidade'... acabei associando isso a precarização do trabalho, trabalho temporário... viajei.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo