O Serviço Social brasileiro, em sua gênese, surge das fraçõe...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1002355 Serviço Social

O Serviço Social brasileiro, em sua gênese, surge das frações das classes dominantes como um dos desdobramentos do apostolado leigo.


Nesse sentido, assume uma ação individualizadora, voltada para o(a)

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver a questão apresentada, precisamos entender o contexto histórico e social do Serviço Social brasileiro e seu surgimento.

Tema Central: O serviço social no Brasil surgiu inicialmente como uma prática vinculada às frações das classes dominantes, com forte influência da Igreja Católica, buscando o apostolado leigo. Nesse sentido, estava voltado para ações que promoviam a moralização e a ordem social, especialmente focadas na família proletária.

Resumo Teórico:

O Serviço Social, em seu surgimento no Brasil, esteve atrelado a uma lógica conservadora, cujo foco era a ideologia de moralização e controle social. A assistência social era direcionada para a manutenção da ordem e para a moralização da família operária. Uma das suas funções era amenizar os conflitos surgidos das desigualdades sociais sem, contudo, promover mudanças estruturais significativas.

Justificativa da Alternativa Correta (A):

A alternativa A - soerguimento moral da família proletária está correta porque reflete a principal preocupação das práticas iniciais do Serviço Social no Brasil: a moralização e o controle social das classes trabalhadoras, sob a perspectiva de manutenção da ordem social pela moral.

Análise das Alternativas Incorretas:

  • B - mediação entre os trabalhadores e o patronato: Embora o Serviço Social eventualmente tenha desempenhado papéis de mediação, no contexto histórico de sua gênese, ele não tinha esse foco principal.
  • C - estabelecimento de políticas sociais para conter a questão social: No início, o Serviço Social não era responsável por estabelecer políticas sociais, mas sim por implementar práticas assistenciais e de caridade, sob a ótica da moralização.
  • D - identificação de lideranças no interior das fábricas: Este não era um objetivo do Serviço Social em sua fase inicial. O foco estava na moralização, não na identificação de lideranças.
  • E - determinação de um perfil da classe operária: Embora o Serviço Social atuasse próximo às classes operárias, sua intenção não era estudar ou determinar perfis, mas sim aplicar práticas de controle social.

Para interpretar corretamente o enunciado, é crucial lembrar que o enfoque inicial do Serviço Social estava na moralização e no controle social, reflexo das influências religiosas e conservadoras de sua origem.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA A

No Brasil, o Serviço Social aparece como profissão e adentra no espaço sócio-ocupacional na idade do capitalismo monopolista. Tem sua origem marcada nos meados dos anos 30 do século passado, no momento em que o Estado passa a intervir diretamente nas relações de força de trabalho e regulando os níveis de lutas sociais, através das políticas sociais, passa a intervir diretamente na chamada “questão social”. Através da iniciativa particular da burguesia, vinculada ideologicamente pela Igreja Católica (vertentes oriundas da concepção de serviço social franco-belga, e posteriormente norte-americana) as primeiras Assistentes Sociais em meio ao movimento católico, fazem seus primeiros passos operacionais, como agente profissional nas relações sociais, atuando impreterivelmente com as famílias operárias, sendo sua intervenção voltada ao soerguimento moral e social das famílias.  

===> soerguimento ===> erguer, levantar.

REFERÊNCIA: IAMAMOTO, Marilda Vilela. Renovação e Conservadorismo no Serviço Social. 4ª Ed. – São Paulo: Cortez, 1997. 

FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

Por quê não seria a B correta?

Maria,

A questão fala da gênese do Serviço Social, que à época era conservadora. Outro ponto é que quem media é o Estado e não o assistente social. O assistente social era mero operador ou como diz Paulo Netto, mero executor.

As pioneiras assistentes sociais possuíam um contato direto com o ambiente operário, tendo como objetivo manter o funcionamento ‘adequado’ da sociedade, cabendo-lhe a missão de desenvolverem ações voltadas para o soerguimento moral da família operária, visando conter a influência anarco-sindicalista.

IAMAMOTO, Marilda Vilella. Renovação e conservadorismo no serviço social: Ensaios críticos. São Paulo: Cortez, 2007.

REFERÊNCIA: IAMAMOTO, Marilda Vilela. Renovação e Conservadorismo no Serviço Social. 

p.22 voltada ao soerguimento moral e social das famílias.  

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo