Ao planejar atividades de análise linguística articuladas à ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4343158 Português
Ao planejar atividades de análise linguística articuladas à leitura, um professor discute com a coordenação o alcance desse trabalho. Sobre os recursos linguísticos e os sentidos que produzem, analise as afirmativas a seguir:
I. A escolha entre a voz ativa e a voz passiva incide sobre aquilo que ganha destaque no enunciado, podendo deslocar o agente para segundo plano ou deixá-lo sem expressão na superfície do texto.
II. O emprego de expressões que assinalam grau de certeza, como "pode ser" e "certamente", constitui recurso pelo qual quem escreve marca o seu comprometimento com aquilo que afirma no texto.
III. Recursos expressivos como a metáfora e a ironia pertencem ao texto literário, de modo que analisá-los em textos jornalísticos ou publicitários desloca o estudo para fora do campo da linguagem.

Está CORRETO o que se afirma em: 
Alternativas